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Vendas por whatsapp durante a pandemia

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Em tempos de pandemia, centenas de empreendedores estão sendo desafiados a criar canais de vendas e atendimento ao cliente para adaptar seus negócios ao novo cenário que estamos vivendo. Muitos acabaram aderindo às vendas online por meio da criação de um e-commerce, o que incentivou o crescimento de cerca de 28% apenas em junho de 2020. Outros apostaram em utilizar um canal popular e que oferece mais proximidade com o cliente.

Vendas por WhatsApp

As vendas por WhatsApp ganharam ainda mais popularidade durante a pandemia, uma vez que a adaptação é mais simples e rápida ao logista que tem urgência em continuar vendendo. Com a proposta de oferecer vendas mais eficientes e um gerenciamento mais centralizado dos pedidos feitos pelo canal, a Codeby, empresa de tecnologia, desenvolveu um aplicativo chamado ShopBy, que compartilha o estoque de lojas físicas através de uma vitrine virtual, onde o lojista poderá ofertar seus produtos e o cliente realizar pedidos mais completos pelo WhatsApp.

“O ShopBy foi desenvolvido pensando nas franquias e comércios que possuem a venda presencial como maior fonte de receita. Com o aplicativo, conseguimos fazer com que esses negócios ampliem a experiência do cliente e otimize suas conversões através de ofertas mais atrativas do produto. ” diz Fellipe Guimarães, CEO da Codeby.

Como o ShopBy funciona?

Ao contratar a solução, o logista pode criar um link personalizado para cada uma de suas lojas que utiliza a venda por WhatsApp. Neste link é possível cadastrar o estoque de produtos, adicionar fotos e posteriormente compartilhar o link com clientes.

O cliente quando tiver acesso ao link, poderá navegar por categorias de produtos, podendo solicitar vários produtos que serão direcionados ao vendedor e loja de sua preferência.

“A vantagem para o logista, é poder ter pedidos centralizados, criar uma base de dados com as preferências dos seus clientes e posteriormente realizar ações de marketing direcionadas a essas preferências no WhatsApp” diz Guimarães.

Apesar de não efetuar transações monetárias, o aplicativo para vendas no WhatsApp possui vantagens que vão desde a otimização de gerenciamento de pedidos, experiência de compra até a possibilidade de aumento de conversão e vendas mais eficientes.

É possível ver que a tendência de vendas por WhatsApp é algo bem aceito tanto pelo comércio, quanto pelos consumidores que mostram interesse em receber promoções e conteúdos exclusivos pelo aplicativo de mensagens, além disso, atualizações recentes mostram a intensão de melhorar o canal para negócios que utilizam o WhatsApp como canal de vendas.

O aplicativo ShopBy, foi lançado em Maio de 2020 e já conta com mais de 56 lojas utilizando a solução para vendas no WhatsApp. O logista que desejar contratar o serviço, tem a opção de contratar o plano para cada uma das suas lojas que deseja utilizar a solução.