Logo E-Commerce Brasil

Vendas das PMEs no comércio eletrônico aumentam 140% em março

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A internet virou alternativa até mesmo para quem ainda não vendia online devido à pandemia do novo coronavírus. A mudança de comportamento de consumo fez com que as PMEs (pequenas e médias empresas) virtuais encerrassem o mês de março com alta de 140%, aponta levantamento realizado pela Nuvemshop, plataforma de e-commerce para PMEs.

Com o susto inicial da população com a Covid-19 na primeira metade do mês, as lojas virtuais sentiram uma queda de 45% até o dia 22. A partir de então, iniciou-se uma retomada até o final do mês, alcançando uma alta de 140% até o dia 31, segundo a Nuvemshop.

Categorias

Na análise setorial durante o período, as lojas de comidas e bebidas foram as que mais aumentaram suas vendas, com crescimento de 80%.

Os lojistas de insumos médicos chegaram a zerar o estoque em 72 horas entre os dias 21 e 23 de março. Já os segmentos que mais sentiram foram os de Serviços, com queda de 60% nas vendas, e o de Viagens, que quase não chegou a realizar vendas a partir de 15 de março.

Ainda segundo o levantamento, na última semana do mês, as maiores altas foram notadas em vendas de livros, educação e presentes, com mais de 50%, enquanto eletrônicos e pets registraram entre 10% e 20%.

Estratégias das PMEs

Para impulsionar as vendas, os lojistas optaram por estratégias como descontos nos produtos e frete gratuito. Com isso, o tíquete médio caiu até 15% em comparação com um mês normal, já o número de lojistas que arcaram com o envio da mercadoria aumentou de 30% para 55%.

Leia também: Apesar da pandemia, e-commerce brasileiro mantém trajetória de crescimento