Logo E-Commerce Brasil

Com vendas online em alta, PMEs faturam R$ 1,2 bilhão no 1° semestre de 2022

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

De acordo com dados da Nuvemshop, as PMEs de sua base faturaram R$ 1,2 bilhão nos seis primeiros meses do ano. Como comparativo, trata-se de um crescimento de 20% em relação ao mesmo período de 2021 (foi de R$ 1 bilhão, conforme mostramos aqui).

Imagem de uma mão feminina fazendo anotações em uma nota fiscal para despachar embalagem de papelão

De acordo com a Nuvemshop, Moda foi o segmento que liderou as vendas no período, com R$ 471,1 milhões. Na sequência, estão Acessórios (R$ 97 milhões) e Saúde & Beleza (R$ 87,4 mi). Dentre os produtos mais vendidos, destacam-se: óculos de sol, boné, meia, perfume e vestido.

Entre janeiro e junho de 2022, segundo o levantamento, 21,8 milhões de produtos foram vendidos. Os pedidos tiveram um ticket médio de R$ 243,20, representando um aumento de 10% em comparação ao ticket do primeiro semestre de 2021 (R$ 219). Moda foi o segmento que liderou as vendas no período, com R$ 471,1 milhões. Na sequência, estão Acessórios (R$ 97 milhões) e Saúde & Beleza (R$ 87,4 mi). Dentre os produtos mais vendidos, destacam-se: óculos de sol, boné, meia, perfume e vestido.

Vendas de PMEs por região

Acerca das regiões do Brasil, o estado que liderou as vendas online foi São Paulo, que registrou um faturamento de R$ 612,7 milhões. Entre os cinco estados com maior faturamento de PMEs ficaram:

  • Minas Gerais (R$ 128,1 milhões);
  • Rio de Janeiro (R$ 79 milhões);
  • Ceará (R$ 66 milhões);
  • e Santa Catarina (R$ 64,8 milhões).

Dos cinco, o estado que apresentou o maior crescimento em faturamento foi o Ceará, com aumento de 35,8% em relação ao ano passado.

Datas comemorativas garantem alta no faturamento

O mês em que os e-commerces mais faturaram foi em maio. Neste caso, a relevância foi por conta do Dia das Mães, que resultou em um faturamento de R$ 232,9 milhões no mês.

Leia também: Brasil é o 1º país no ranking mundial em que os influencers são mais relevantes para decisão de compra

Na análise de vendas das PMEs, foram consideradas as transações realizadas entre janeiro e junho de 2021 e 2022, com base nos mais de 100 mil lojistas da Nuvemshop.

Leia também: 87% dos brasileiros compram online e são cada vez mais adeptos do Social Commerce