Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

Vendas nos supermercados voltam a crescer e têm forte alta em outubro

Terça-feira, 18 de dezembro de 2018   Tempo de leitura: 2 minutos

O faturamento real dos supermercados no estado de São Paulo (deflacionado pelo IPS/FIPE e calculado pela Associação Paulista de Supermercados), no conceito de mesmas lojas – que considera as unidades em operação no tempo mínimo de 12 meses – apresentou aumento de 2,59% em outubro, comparado ao mesmo mês de 2017. Este resultado fez o acumulado do ano chegar a 2,38% de crescimento em relação ao ano passado.

“Em outubro foi definido o cenário eleitoral, o que elevou os índices de confiança dos consumidores e supermercadistas. Além disso, teve início o ciclo de contratações temporárias em diversos setores e um princípio de queda do desemprego. Todos esses fatores somados fizeram com que as vendas respondessem após resultados desfavoráveis desde junho”, explicou o economista da APAS, Thiago Berka.

Fonte: APAS. *IPS: Índice de Inflação dos Supermercados APAS/FIPE

O cenário para novembro e dezembro é de melhoria nas vendas, que serão alavancadas pelas compras de Natal; porém, como a base de comparação com o mesmo período de 2017 é bastante elevada, pode dificultar qualquer resultado mais surpreendente até o final de 2018.

“Por conta desta base alta de comparação para o fim do ano, o valor de 2,8% nas vendas para o ano de 2018, mínimo previsto pela APAS, deverá ser mais difícil de ser atingido”, comentou Berka. Em 2017, as vendas encerraram o ano com alta de 2,08%.

Desempenho por região

Por três meses consecutivos a região de Campinas está com evolução nas vendas e pela primeira vez em dois anos tem um desempenho melhor que o resto do Interior de São Paulo. “A força econômica da região coloca qualquer melhoria no cenário macro do país com efeitos exponenciais no Estado”, explicou o economista da APAS.

Informações adicionais: outros deflatores e faturamento nominal

Fonte: APAS

Nota Metodológica: O Índice de Vendas dos Supermercados tem como objetivo acompanhar e analisar o desempenho das vendas do setor supermercadista no estado de São Paulo através da evolução do faturamento dos Hipermercados e dos Supermercados. A pesquisa é composta por hipermercados e supermercados do estado de São Paulo. Os indicadores são divulgados tanto em caráter de mesmas lojas (que consideram apenas lojas abertas há pelo menos um ano) e de todas lojas (que consideram todas as lojas criadas no período pesquisado). As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação a reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades e inserção no mercado.

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.