- as redes sociais, que mudaram significativamente o comportamento do consumidor, os limites da privacidade e das informações pessoais, os padrões de comunicação e o emprego do tempo;
- o surgimento de vários novos dispositivos portáteis com acesso à internet, que está fazendo com que as pessoas demandem mais informações, meios de comunicação e de entretenimento independente do local onde estejam;
- a monetização do consumo de vídeo, que já está acontecendo;
- os serviços de localização, que estão ganhando força e abrindo caminho para novas tendências de personalização;
- o crescimento da classe média em todo o mundo, pela maior disponibilidade da banda larga e pela concorrência com os varejistas e suas lojas físicas.
Vendas mundiais de e-Commerce devem alcançar US$ 1 trilhão até 2013
De acordo com um relatório anual sobre comércio via internet do J.P. Morgan, as vendas mundiais de e-Commerce devem alcançar a cifra de US$ 963 milhões até 2013, com uma taxa composta de crescimento anual de 19,4%.
Chamado de “Nothing But Net: 2011 Internet Investment Guide”, o estudo apontou cinco principais tendências como as forças impulsionadoras desse crescimento: