De acordo com um relatório anual sobre comércio via internet do J.P. Morgan, as vendas mundiais de e-Commerce devem alcançar a cifra de US$ 963 milhões até 2013, com uma taxa composta de crescimento anual de 19,4%.
Chamado de “Nothing But Net: 2011 Internet Investment Guide”, o estudo apontou cinco principais tendências como as forças impulsionadoras desse crescimento:
- as redes sociais, que mudaram significativamente o comportamento do consumidor, os limites da privacidade e das informações pessoais, os padrões de comunicação e o emprego do tempo;
- o surgimento de vários novos dispositivos portáteis com acesso à internet, que está fazendo com que as pessoas demandem mais informações, meios de comunicação e de entretenimento independente do local onde estejam;
- a monetização do consumo de vídeo, que já está acontecendo;
- os serviços de localização, que estão ganhando força e abrindo caminho para novas tendências de personalização;
- o crescimento da classe média em todo o mundo, pela maior disponibilidade da banda larga e pela concorrência com os varejistas e suas lojas físicas.
Além disso, o relatório sugere algumas áreas que merecem investimento para dar continuidade ao crescimento global do comércio eletrônico, como infraestrutura para entrega dos produtos, melhor integração entre sistemas de pagamentos de diferentes países e combate à fraude.
Com informações de Ikeda