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  Redação E-Commerce Brasil

Vendas online para o Dia dos Pais começam a subir esta semana, aponta Criteo

Quarta-feira, 31 de julho de 2019   Tempo de leitura: 2 minutos

O Dia dos Pais acontece em 11 de agosto e a procura pelo presente perfeito já começa a movimentar o comércio eletrônico. Segundo a Criteo S.A., a tendência é que as vendas pela Internet já comecem a aumentar esta semana — e atinjam o ápice na próxima, repetindo o ocorrido em 2018. No ano passado, a semana anterior à data registrou um acréscimo médio de 27% no número de pedidos online, com pico de 34%.

As taxas de conversão devem permanecer altas depois da comemoração. Em 2018, a semana seguinte ao evento registrou uma média de pedidos 28% maior em comparação ao mês anterior. As vendas só devem começar a diminuir cerca de quinze dias após a data.

“Datas sazonais trazem grandes oportunidades para os varejistas. O Dia dos Pais abre o calendário sazonal do segundo semestre. Afinal, ainda teremos Dia das Crianças, Black Friday e Natal. As expectativas são bastante positivas. Para aproveitar todo esse potencial, é fundamental ter uma estratégia multicanal que impacte o consumidor em todos os pontos de contato. Cada vez mais, as pessoas transitam entre os canais e o mobile vem ocupando um grande espaço no cotidiano. É preciso se adequar a esse cenário”, explica Tiago Cardoso, Diretor Regional de Estratégias de Contas Latam da Criteo.

Canais

Em 2018, as vendas por smartphones aumentaram 23% na semana anterior à comemoração. Simultaneamente, as compras via desktop registraram crescimento de 27%. Os dados demonstram uma tendência de crescimento na participação do mobile, conforme a data se aproxima. No ano passado, as aquisições por dispositivos móveis alcançaram o ápice justamente no domingo de Dia dos Pais — foram 44% a mais na quantidade de vendas por este dispositivo.

“Percebemos aqui um comportamento de compras de última hora. O celular é a opção mais fácil para pesquisar e comprar nestes momentos. Justamente por isso é preciso ter um plano para alcançar estes consumidores, com uma estratégia mobile muito bem estruturada. Há oportunidades antes, durante e depois da data”, afirma Cardoso.

Metodologia

A Criteo identificou essas tendências por meio da análise de mais de 5,76 milhões de transações de compras em desktops, smartphones e tablets. Foram analisadas as transações de 61 dos principais anunciantes do Brasil.

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