Logo E-Commerce Brasil

Vendas de tablets vão superar laptops em 2013 e PCs em 2015, diz IDC

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Segundo consultoria, envios de aparelhos como iPad e Galaxy Tab devem crescer quase 60% neste ano. Tablets com telas menores são maioria.

Os envios globais de tablets deve superar os números de notebooks e netbooks neste ano e dos PCs em geral em 2015. As informações são da consultoria IDC (International Data Corporation), que publicou novo relatórionesta terça, 28/5.

De acordo com a previsão do IDC, os envios de tablets devem alcançar 229,3 milhões de unidades em 2013, crescimento de 58,7% em relação aos 144,5 milhões de envios registrados no ano passado. Com isso, aparelhos como iPad e Galaxy Tab superariam os envios de computadores portáteis, como notebooks e netbooks, que devem ver seus envios caírem de 200,9 milhões para 187,9 milhões de unidades em 2013.

“Os tablets superarem os computadores portáteis em 2013, e os PCs em geral em 2015, marca uma mudança significativa nas atitudes do consumidor sobre os aparelhos de computação e os aplicativos e ecossistemas que são usados neles. A IDC continua a acreditar que os PCs terão um papel importante nessa nova era da computação, especialmente entre usuários de empresas. Mas, para muitos consumidores, um tablet é uma solução simples e elegante para casos de uso principal que antes eram resolvidos pelo PC”, afirma o relatório da IDC.

Segundo a previsão da empresa, os envios de PCs em geral, incluindo desktops e laptops, devem cair de 349,2 milhões para 321,9 milhões de unidades no final de 2013.

Apesar de não fornecer números específicos do mercado de tablet se PCs para 2015, uma linha do tempo (veja abaixo) com previsões dos dois segmentos mostra os envios de iPads e afins superando os números dos computadores neste ano – ambos com envios acima das 300 milhões de unidades na época.

Tablets menores serão maioria

Outro dado interessante do relatório é apontar que os tablets menores, com telas de até 8 polegadas, como o iPad Mini, já devem ser maioria nesse mercado em 2013. Isso porque a previsão da empresa é que esse tablets pulem de 27% para 55% no final deste ano contra “apenas” 43% dos tablets com tela entre 8 e 11 polegadas, como o iPad padrão, que verão sua participação cair de 73% para 43% na temporada.

Por: IDGnow