Logo E-Commerce Brasil

Venda de tablets cresce 312% no Brasil

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Ver página do autor
A venda de tablets registrou um impulso de 312% entre 2012 e 2013, revela o Balanço Telecom, realizado pela Nielsen. De acordo com o estudo, o investimento médio no aparelho ficou em R$ 542,80. Entre as faixas de preço, as vendas dos tablets até R$ 1 mil cresceram 509% (entre dezembro de 2012 e dezembro de 2013), enquanto as unidades com valor entre R$ 300 a R$ 500 subiram 240%. Em participação, os produtos de até R$ 1 mil passaram de 66% em dezembro de 2012 para 94% em dezembro de 2013; enquanto os produtos entre R$ 300 e R$ 500, passaram de 48% a 38% no igual período. Já sobre os smartphones, a Nielsen diz que a venda de terminais cresceu 95% em relação a 2012. Pela primeira vez desde o início da medição dos dados, a venda destes itens ultrapassou a de celulares comuns, chegando a 54% dos modelos comercializados em um mês (dezembro). Esse dado comprova que, apesar do volume da categoria de celulares estar caindo (-13%), o brasileiro tem investido cada vez mais em aparelhos modernos, com acesso a internet e multifuncionais. “Essa queda se deve ao fato de o mercado não ter muito mais para onde expandir, em vista que já tem grande penetração, por isso, o investimento na categoria é feito para substituição de produtos e não de novos usuários”, explica Thiago Moreira, diretor de Telecom da Nielsen. O levantamento também atesta que os aparelhos com dois ou mais chips (SIM) também tiveram alta de 11% em 2013, quando comparado com 2012. De acordo com o executivo, isso se deve a alguns fatores: a necessidade e o desejo do brasileiro de estar sempre conectado a internet e as redes; e a maior oferta de dados e planos por parte das operadoras.

“E não é só questão de sazonalidade devido à época natalina e ao fato de que este ser um item presenteável – tal fator contribuiu com a constante de crescimento na comercialização dos smartphones, tornando o aparelho o mais procurado em Telecom no mês de dezembro”, finaliza Thiago Moreira, da Nielsen. O preço médio desses aparelhos também cresceu 3% em relação a 2012, passando de R$ 623 para R$ 641, sendo adquirido por consumidores de todos os perfis. Por: Convergência Digital