IDC revelou que foram vendidos 17,9 milhões de aparelhos entre abril e junho, sendo 13,3 milhões de smartphones (75%) e 4,6 milhões de celulares (25%)
De acordo com um estudo da IDC, divulgado na sexta-feira, as vendas de smartphones no Brasil durante o segundo trimestre de 2014 somaram 13 milhões de aparelhos comercializados, um crescimento de 22% em relação ao mesmo período de 2013. Entre abril e junho, foram vendidos mais de 100 smartphones por minuto.
O levantamento revelou que foram vendidos 17,9 milhões de aparelhos entre os meses de abril e junho, sendo 13,3 milhões de smartphones (75%) e 4,6 milhões de celulares (25%). Enquanto os smartphones crescem em vendas, os celulares (feature phones) tiveram queda de 16% no mesmo período do ano passado.
Dos aparelhos vendidos no segundo trimestre, mais de 90% rodam sistema operacional Android, e o valor médio dos aparelhos ficou em R$ 700.
No Brasil, cresce a tendência dos aparelhos com telas maiores, os “phablets”. Eles possuem telas com tamanhos acima de 5 polegadas, e a tendência é de que mais de 5 milhões de unidades deles sejam vendidas em 2014. Para se ter uma ideia, foram vendidos 128 mil aparelhos em 2012 e aproximadamente 2,2 milhões em 2013.
Os números mostram que mesmo com a instabilidade vista em outros segmentos de tecnologia e o baixo crescimento da economia brasileira não afetaram a categoria de smartphones. Para Leonardo Munin, analista de mercado da IDC Brasil, existem quatro fatores que explicam o momento: aumento do portfólio de produtos aliado à queda nos preços por parte dos fabricantes, um maior investimento dos canais em cima dessa categoria, a inclusão desse dispositivo na MP do Bem e a prorrogação da isenção de impostos para smartphones por parte do governo. Além disso, há o fator principal: o usuário com um desejo cada vez maior em estar conectado de onde ele estiver.
Fonte: Redação iMasters com informações de G1