De acordo com levantamento da Forrester Research e da Shop.org, aproximadamente 72% das empresas do varejo online planejam aumentar seus investimentos em marketing nas redes sociais este ano. Os destaques foram o search engine marketing (SEM) e o search engine optimization (SEO), que estão na mira de 75% das empresas entrevistadas.
Segundo o estudo, os entrevistados relataram um aumento médio de 40% nas vendas através do comércio eletrônico no ano de 2010 em relação a 2009.
Mesmo com a previsão de aumento dos investimentos, as redes sociais ainda representam uma pequena parcela do orçamento do marketing, correspondendo a 2% do total gasto. Dos entrevistados, somente 29% afirmaram que o marketing em redes sociais tem ajudado a expandir seus negócios.
De qualquer forma, 18% dos participantes acreditam que as redes sociais estão entre os principais canais para conquistar novos clientes. A primeira colocação ficou com o marketing voltado para as ferramentas de busca (SEM), com 90%, seguido por programas de afiliados, 49%, e search engine optimization (SEO), com 44%.
Em relação a os benefícios do marketing em redes sociais, 82% dos entrevistados afirmaram que estão buscando estratégias no setor porque “este é um grande momento para experimentar e aprender mais sobre os resultados que ele pode trazer”. Entretanto, 62% afirmam que os benefícios do marketing em redes sociais não são claros, e 61% dizem que o principal benefício desse tipo de marketing é “ouvir e compreender melhor nossos clientes”.
Quando questionados sobre os benefícios do comércio através do Facebook, a construção de marca foi citada por 40% dos entrevistados; ouvir os clientes, por 37%; conquistar novos seguidores, por 16%; construir um valor vitalício nos clientes existentes, por 6%, e a conquista de novos clientes, por 1%.
A pesquisa foi realizada em março e apresentou um questionário com 68 varejistas, incluindo empresas que trabalham somente com e-commerce, varejistas multicanal e fabricantes que possuem uma canal de vendas online.