Logo E-Commerce Brasil

8 vantagens das embalagens em EPS para o e-commerce

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Em um cenário de alta competitividade e clientes cada vez mais exigentes, contar com soluções de embalagens inteligentes é um diferencial que pode colocar seus negócios à frente no seu segmento de mercado. Além da questão visual – com o objetivo de causar uma ótima impressão no cliente ao receber seu produto -, a segurança também é um fator decisivo quando se fala em embalagens, afinal o acondicionamento correto dos itens evita danos nas mercadorias. 

Termotecnica - Embalagens em EPS no e-commerce
(Foto: Divulgação)

Com expertise de mais de 60 anos de atuação no mercado, a Termotécnica tem trabalhado em diversas frentes voltadas ao rompimento de barreiras logísticas e atendimento das características do varejo digital no fornecimento de embalagens em EPS, mais conhecido como isopor*. Patenteado, o conceito de embalagens inteligentes iPack atende de forma completa a todas essas necessidades porque são produzidas a partir de projetos desenvolvidos de acordo com as especificidades de cada cliente. 

Confira 8 vantagens na utilização de embalagens em EPS para o e-commerce:

1. Redução de custos do processo  

A embalagem certa pode ser um grande diferencial e gerar economia desde o processo de produção à entrega do produto ao consumidor. Uma das ações realizadas pela Termotécnica é a universalização das embalagens em EPS para diferentes modelos de produto de um mesmo fabricante, aumentando a competitividade no frete. A Termotécnica oferece um sistema disruptivo de embalamento no cliente, substituindo várias peças de EPS por uma única embalagem.

2. Otimização de material com redução dos custos das embalagens

As embalagens em EPS são versáteis e, quando projetadas dentro do conceito de universalização, podem adaptar-se a modelos diferentes de um mesmo produto, otimizando o uso do material, reduzindo custos e evitando desperdícios. 

3. Maiores níveis de empilhamento

Com elevada resistência à compressão, as embalagens em EPS permitem um maior aproveitamento dos espaços possibilitando armazenamentos mais verticalizados. No transporte também é possível economizar e maximizar o espaço dentro dos veículos quando a embalagem permite um maior nível de empilhamento. 

4. Alta proteção contra impactos e vibrações

Outro ganho em relação aos custos com a adoção das embalagens inteligentes em EPS é a drástica diminuição de mercadorias avariadas no processo de manuseio e transporte. Ao ser expandido, o material resultante é formado por 98% de “células” de ar responsáveis pela absorção de impactos e vibrações mecânicas. Isso confere grande resistência e flexibilidade, características que aumentam a proteção e a integridade dos produtos acondicionados nas embalagens em EPS

5. Higiene e resistência à umidade

O EPS é um material impermeável e inerte, protegendo os produtos contra sujeira e umidade. 

6. Segurança e fácil manuseio

Ao mesmo tempo leves e resistentes, as embalagens em EPS permitem fácil manuseio e aumentam a segurança, inclusive a ergonomia para os profissionais responsáveis pela movimentação das mercadorias. 

7. Embalagens em EPS são livres de CFC e HCFC

O EPS (poliestireno expandido) é um excelente exemplo de que o plástico pode conviver em harmonia com o desenvolvimento sustentável. O material não representa riscos à saúde e ao meio ambiente. Não contamina o solo, o ar e a água; não utiliza CFC e HCFC e não gera danos à camada de ozônio. 

8. Embalagens em EPS são 100% recicláveis

As soluções iPack reforçam o compromisso da Termotécnica em desenvolver embalagens em EPS, inovadoras, ativas e sustentáveis. O EPS é um material plástico 100% reciclável com baixo consumo de água e energia e, desde 2007, a Termotécnica realiza o Programa Reciclar EPS, com logística reversa e reciclagem do material em todo o Brasil. Desde 2007, a empresa já reciclou aproximadamente 48 milhões de quilos de EPS de embalagens pós-consumo – o que equivale a uma área de mais de 10 estádios do Maracanã – que foram transformadas em nova matéria-prima comercializada no mercado com a marca REPOR.