Logo E-Commerce Brasil

Van elétrica da Amazon já faz entregas pelas ruas de Los Angeles, nos EUA

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A van elétrica para entregas da Amazon está em fase de testes e já realiza entregas em alguns bairros de Los Angeles, na Califórnia (EUA). O veículo foi desenvolvido pela startup norte-americana Rivian.

As fotos foram tiradas em dezembro de 2020 e são as primeiras imagens do furgão atuando efetivamente nas ruas norte-americanas. Anteriormente, apenas os primeiros protótipos foram vistos em rodovias durante os períodos de testes da montadora.

Atualmente, a Amazon é um dos principais investidores da Rivian. Com isso, a gigante do comércio eletrônico fez um acordo com a montadora especializada em elétricos para o desenvolvimento de uma frota de vans personalizadas para entregas.

Azul e com o logo da loja virtual, o modelo traz um sistema inteligente de alerta de pedestres. Assim, ele emite uma melodia bem curiosa enquanto está em movimento ou estacionado com o motor ligado.

De acordo com as informações do TecMundo, o sistema de alerta é obrigatório para esses modelos de carros elétricos nos EUA. No entanto, é possível que o sinal sonoro emitido possa mudar antes do início da produção final da frota da Amazon.

Frota da Amazon com 100 mil unidades

Conforme o comunicado divulgado pelas companhias, o acordo entre a Amazon e a Rivian envolve a fabricação de 10 mil vans elétricas até 2022. Mais adiante, a expectativa é que a frota completa tenha 100 mil unidades personalizadas em 2030.

Os modelos desenvolvidos pela startup têm diversos recursos, como câmeras na parte externa que oferecem uma visão 360º aos motoristas. Eles também possuem integração com a assistente virtual Alexa e um software de direção especial para rodovias.

Essa é uma das ações da companhia liderada por Jeff Bezos para zerar as emissões de carbono em suas operações até 2040. A loja virtual já possui uma limitada frota de veículos elétricos atuando em certos países, incluindo bicicletas elétricas.

Leia também: Mercado Livre vai financiar entregadores para compra de veículos elétricos no Brasil

Fonte: TecMundo