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Valor do frete é uma das principais causas de abandono dos carrinhos em e-commerces

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Cerca de 55% dos abandonos de carrinhos do e-commerce no Brasil acontecem por causa do alto custo do frete, de acordo com informações da consultoria Econsultacy. “Mais do que deixar de vender, estas empresas arcam com prejuízos quando o cliente não finaliza a compra, pois foram investidos tempo e dinheiro na criação do produto e do e-commerce. Na ponta do lápis, o impacto negativo é enorme”, explica Fábio Garcia, CEO da +Envios, startup de inteligência logística.

Entender porque o frete se torna tão alto não é difícil: em um país com dimensões continentais, baixo investimento em infraestrutura e problemas de segurança, é um desafio para as grandes empresas oferecer um frete com valores justos para o cliente final. Imagine, então, para os pequenos e médios empresários.

Contudo, hoje, eles somam mais de 1,3 milhão de lojas online, segundo a 6ª edição da pesquisa “Perfil do E-Commerce Brasileiro”, feita pelas empresas BigData Corp. e PayPal Brasil.

E é neste universo que as empresas que conseguem oferecer a melhor opção de frete, o melhor prazo e melhor atendimento vão se destacar e aumentar consideravelmente as conversões.

A solução

Andrea Aparecida Sales Batista, sócia-diretora da Jefet, editora de livros, faz em média de 100 a 150 envios de produtos por dia e concorria com o preço do frete de marketplaces.

“Por mais que eu tentasse, meu frete ficava acima dos meus concorrentes dos grandes varejos e marketplaces e eu não tinha tempo suficiente para cuidar das vendas e buscar soluções de frete. Por isso optei por terceirizar esta parte do processo e investir em uma gestão de logística”, afirma Andrea.

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Com esta decisão ela conta que conseguiu ampliar os canais de vendas com qualidade. Como resultado, em três anos, registrou um aumento de cerca de 40% no fechamento dos pedidos no site.

“Não tenho que me preocupar com nada, a empresa coleta todos os produtos aqui, acompanha todo processo de logística e se acontecer algum problema de extravio ou atraso, eles mesmos resolvem”, completa Andrea.

A confiança no rastreio das cargas também foi fundamental para a Book One. Esta editora é especializada em livros raros e envia pequenas preciosidades para todo Brasil.

Pelo dashboard da +Envios, ela consegue saber, 24 horas por dia, em que local está o produto, até a chegada ao cliente final. Uma empresa teve um problema com uma entrega, que ficou parada em uma unidade de distribuição e ninguém sabia qual era e como resolver. Neste momento contaram com o trabalho ágil da +Envios e o livro chegou ao seu destino.

As grandes empresas têm um bom volume de envios ao longo do mês, o que permite que até ofereçam frete grátis, mas esta opção não é realidade para os empreendedores de médio e pequeno porte. “Nós conseguimos por meio da nossa tecnologia para inteligência logística ajudar os pequenos e médios empreendedores a ter frete e prazo mais competitivos”, completa Garcia.

Para conhecer todos os serviços da +Envios acesse www.maisenvios.com.br.

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