
A plataforma Ondetah – a partir de um tracking personalizado, incorporando técnicas estatísticas, algoritmos e inteligência artificial -, integra comunicação eficiente, sustentabilidade ambiental e inovação logística para oferecer uma experiência incomparável e sustentar uma operação muito mais eficiente. Confira as atualizações que serão apresentadas no Fórum E-Commerce Brasil 2024.
Em um cenário cada vez mais competitivo, eficiência, produtividade e experiências digitais completas e únicas, são desafios diários das empresas que atuam no comércio eletrônico. Superar esses obstáculos exige um entendimento do negócio, de quem é o seu cliente, assim como estratégias personalizadas e adequadas, pensando sempre em antecipar-se às necessidades e prever qualquer tipo de problema que possa interferir nos resultados e na satisfação do consumidor.
O emprego de análise preditiva é um desses caminhos que, se aplicados da maneira correta, são extremamente bem sucedidos. Por combinar técnicas estatísticas, algoritmos de machine learning e inteligência artificial para analisar dados históricos e transformá-los em insights, permite uma melhor compreensão do comportamento do cliente, antecipação de demandas e otimização de processos internos.
“Talvez o mercado ainda não tenha percebido a importância da análise preditiva e como ela pode, efetivamente, tornar-se uma vantagem competitiva”, ressalta Lucas Costa, gerente de produtos da UX Group.
Entendendo essa importância e como parte da sua estratégia de apoiar as empresas na solução desses desafios, a UX Group, ecossistema completo de inovações em tecnologia, logística e sustentabilidade, desenvolveu uma plataforma de comunicação que utiliza a análise preditiva para melhorar a experiência dos e-commerce e seus clientes.
A Ondetah foi projetada para transformar a maneira como a loja virtual gerencia toda a cadeia logística, desde a gestão de pedidos e entregas até a comunicação com o cliente, beneficiando tanto as empresas quanto os consumidores finais. Com o apoio de análise preditiva, baseia-se em dados históricos e também atuais para trazer insights e oferecer uma visão completa e integrada das operações.
Além disso, com ela é possível avaliar o desempenho de diferentes transportadores, otimizando a escolha e ajustando operações proativamente para garantir entregas rápidas e confiáveis. Com esses dados, as empresas podem economizar significativamente em despesas de transporte, ao mesmo tempo, em que mantêm ou melhoram o nível de serviço.
“Trazendo isso para a prática, conhecer a duração exata da separação de itens, por exemplo, permite otimizar o processo de gestão de estoque ou ajustar os gargalos do processo do pedido, entendendo claramente inclusive em qual das etapas existe a perda de produtividade”, reforça Costa.
A plataforma permite ainda utilização de ranges personalizados baseados no histórico específico de cada negócio. Outra inovação é o termômetro de risco, que possibilita prever possíveis atrasos com base em padrões históricos e ajustar operações preventivamente. Desta forma, além de reforçar equipes de logística ou contratar transportadoras adicionais durante períodos de alta demanda, é possível melhorar a comunicação com os clientes sobre o status de seus pedidos, inclusive antecipando-se a problemas. Por exemplo, quando o gestor identifica a possibilidade de algum atraso ou desvio no prazo, de acordo com o range pré-estabelecido, automaticamente uma mensagem é enviada ao cliente. Isso dispensa a necessidade de uma ação humana e ainda minimiza chances de descontentamento do cliente, aumentando a confiabilidade.
Essa comunicação preventiva também é importante na gestão de crises. Em situações de alto impacto, como problemas técnicos no site ou falhas significativas no atendimento ao cliente, ao comunicar de maneira clara e eficiente, a empresa pode mostrar que está no controle da situação e está trabalhando ativamente para resolver o problema, o que pode ser tranquilizador para todos.
“Antecipar problemas antes que eles ocorram é um diferencial competitivo. Nossa tecnologia permite que as empresas se preparem proativamente, garantindo uma cadeia de suprimentos mais robusta e eficiente. Além disso, a comunicação preventiva não só melhora a coordenação interna da equipe, mas também constrói confiança e lealdade com os clientes, mantendo-os informados e seguros”, observa o executivo.
Segundo Costa, os resultados de contar com 100% dos pedidos com tracking centralizado também são quantitativos, incluindo redução de 50% de contato com SAC, indicador que representa parte importante dos custos com pós-venda, e melhorias de 5 p.p. na performance de entrega. Isso porque um dos objetivos do SAC 4.0 da Ondetah, com um chatbot disponível 24 horas por dia, é reduzir o tempo de espera e resolver questões rapidamente por meio de aplicativos de mensagens, garantindo uma experiência mais positiva para o cliente e reduzindo custos.
Outra vantagem está na possibilidade de calcular e neutralizar as emissões de carbono associadas aos pedidos, possibilitando compensar 20 toneladas de carbono no mês e emitir certificados para todas as compras.
“Contar com uma plataforma que não só rastreia pedidos, como unifica as informações de todos os envolvidos no processo de compra, centralizando tudo em um único local e, ainda, permitindo interações entre quem compra, quem vende e quem entrega, é realmente uma facilidade e tanto. Vale para os dois lados: quem precisa ter e quem precisa prover a informação”, finaliza Costa.