Redação E-Commerce Brasil

Usando as redes sociais para vender e se relacionar com o seu cliente

Terça-feira, 10 de outubro de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

94% das mulheres ativas na internet usam as redes sociais, 52% escrevem resenhas sobre produtos e 65 milhões de busca sobre beleza são realizadas no Youtube por ano. “As mulheres adoram dar sua opinião sobre produtos”, disse Ana Claudia Freitas, Gerente Executiva de Marketing Online, da Sephora.

A Sephora Brasil já passou a França em números de mercado, apesar de estar há apenas 5 anos no país. Para Ana Claudia, o crescimento significativo da marca se deu principalmente por conta do relacionamento da empresa com suas consumidoras. A Sephora tem em média 500 menções por dia nas redes sociais. Além disso, ela conta que existe um monitoramento de satisfação que vai de 0 a 100, hoje esse número está em torno de 85.

A Sephora passou por uma crise nas redes sociais na ocasião da troca de seu ERP. Ana Cláudia contou que a saída foi montar “uma sala de guerra”, na qual pessoas de diversas áreas da empresa passaram a focar em atender os pedidos atrasados. “A melhor forma de contornar a crise é falar a verdade para os clientes”, disse.

Captação de leads

A Sephora criou uma série de guias de dicas com conteúdo técnico sobre os produtos. Segundo Ana Cláudia, esses conteúdos geram “buzz” nas redes sociais. Em uma das campanhas, Ana disse que houve 300 downloads durante a primeira hora de publicação. “Para ter uma audiência engajada é preciso ter um conteúdo bacana, não pode ser qualquer conteúdo. É preciso ter conteúdos que tenha aderência ao seu DNA”, apontou. Além disso, ela conta que criar vídeos educativos é uma das melhores estratégias para engajamento.

“Educar, inspirar e divertir” é a essência das estratégias da Sephora. “Estimulamos o diálogo entre as consumidoras, assim fomentamos o empoderamento feminino e a comunidade de amantes da beleza”, explica Ana.

Social Media para todos os canais

A Sephora usa os canais do Youtube para ensinar a usar os produtos, o Instagram para inspirar as clientes, o Facebook e o Twitter para divertir. “Queremos que as clientes usem os batões coloridos… Falamos de diversão, entretenimento… “

As lojas enviam vídeos para serem postados nas redes sociais. A “Beauty Board” é uma rede social da Sephora que permite upload de looks e marcação de produtos usados, com modelos reais (clientes) e fotos dos looks também são exibidas nas páginas de produto. Com isso as páginas de produto ganharam três vezes mais conversão e seis vezes mais na página da Beauty Board.

O Instagram é uma rede social altamente significativa para a Sephora. “O Stories é muito mais relevante por conta do alcance que ele tem. Assim usamos o Stories para lançar eventos, produtos, contar como é o nosso escritório e isso tem dado muito certo”, explicou Ana.

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