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Upsell: como adotar a estratégia que aumenta o ticket médio de seu negócio

Muitos são os objetivos que uma loja busca ao entrar no mercado de e-commerce. Um deles, com certeza, é o aumento do ticket médio de vendas (indicador de desempenho que fornece o valor médio de vendas por cliente). Para atingir esse objetivo, é necessário fazer uso de uma boa estratégia, como por exemplo o upsell.

 

O que é o módulo de upsell

A ideia do upsell é conseguir vender um produto de melhor qualidade e maior preço para o cliente. Edmilson Maleski, product owner da wap.store, exemplifica isso: ‘’Imagina que você está no supermercado e vai lá para pagar uma compra que você fez. No final, quando está indo para o caixa, é ofertado para você um produto melhor do que está nas mãos, isso é o upsell”.

Benefícios

Essa estratégia, além de conseguir incentivar a compra de uma versão mais completa de um produto, traz vários benefícios:

  • agrega mais valor para o pedido;
  • aumenta o ticket médio por pedido;
  • atrai o consumidor;
  • gera lucros para o negócio;
  • permite que aquele estoque parado seja finalmente vendido.

Como o upsell pode ajudar nas vendas e no ticket médio?

Para aumentar o ticket médio, é preciso estimular as vendas para que o mesmo grupo de clientes compre mais.

A técnica de upsell permite que esse estímulo ocorra, criando uma oportunidade para a pessoa adquirir um item mais completo e com um ticket mais alto do que aquele que ela já tinha escolhido, e, assim, permitindo o aumento do valor médio gasto na loja (ticket médio).

Ou seja, ela aumenta o valor final da compra, gerando vantagens tanto para o vendedor que aumenta seu faturamento, quanto para o comprador, que adquire uma versão melhor do produto ou serviço que tinha interesse.

Estratégias de vendas através da funcionalidade de upsell

Existem diferentes estratégias que podem ser aplicadas através da funcionalidade de upsell. Sabendo que sua finalidade é fazer com que o cliente encare a versão melhorada e mais cara do produto ofertado como mais atrativa e vantajosa, é preciso pensar em como aplicar esse método.

É essencial ter em mente, que é muito mais fácil aplicar o upsell para um cliente fidelizado, que já confia na sua empresa, do que para um potencial cliente que ainda não comprou nada da sua marca.

Por isso, o primeiro passo para usar o upsell é investir na fidelização. Uma vez que o cliente foi conquistado e percebe que pode fazer compras interessantes e satisfatórias, que cubram as suas expectativas, ele tende a se fidelizar e, assim, facilitar o processo.

Visto isso tudo, separamos alguns pontos importantes de como pôr em prática essa técnica.

Mapeamento de oportunidades

Nem sempre é possível aplicar o upsell, por isso, é fundamental fazer uma análise de todos os seus produtos, seu funil de vendas e as características do seu público, para identificar possíveis oportunidades de aplicar essa técnica.

Não vai ser toda hora que o consumidor vai querer uma versão plus daquilo que ele tem interesse, muitas vezes ele quer apenas aquilo e pronto. Não é legal forçar ou ficar insistindo para que o cliente aceite a sua proposta.

Esse passo é importante para que sua estratégia faça sentido e tenha valor para o cliente, pois é isso que faz com que ele decida aceitar a sua proposta.

Análise individual do cliente

Mesmo que o principal objetivo do upsell seja aumentar as vendas, é preciso pensar na experiência do cliente, analisando suas preferências para oferecer produtos e preços que façam sentido.

A análise de forma individual do perfil dos consumidores, é essencial, pois, ofertar qualquer produto sem critério específico, às vezes pode afastar o cliente e não atraí-lo.

Foco nas vantagens do produto ou serviço

É necessário sempre focar nas vantagens que seu produto ou serviço oferecem ao consumidor, além de quais problemas ele pode solucionar, ou de que formas pode ajudar e ser útil ao cliente. Isso ajuda no momento de decisão, pois o cliente consegue enxergar valor na proposta de adquirir a opção mais cara.

Portanto, conclui-se que, tendo estratégia e cautela, o upsell é uma ótima escolha para quem deseja aumentar suas vendas e ainda proporcionar uma melhor experiência para seus clientes.

A wap.store por exemplo, permite o uso dessa funcionalidade para o crescimento de seu negócio. Para saber mais sobre ela e impulsionar suas vendas, clique aqui.

Leia também: Entendendo mais sobre up sell, down sell e order bump