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  Redação E-Commerce Brasil

Dados da Real Trends mostram raio X do consumo do e-commerce em 2017 no Brasil

Quinta-feira, 11 de Janeiro de 2018   Tempo de leitura: 3 minutos

A indústria online segue crescendo e o Brasil se consolida como um dos países mais desenvolvidos em termos de ecommerce.

Uma pesquisa anual feita pela Real Trends – plataforma líder de ferramentas de gestão e análise no Mercado Livre – demonstra o crescimento do setor e revela os hábitos do consumidor online em 2017.

“O crescimento do ecommerce esteve em ascensão durante o ano de 2017. No primeiro semestre, o setor demonstrou um crescimento comparado com o mesmo período do ano anterior e o segundo semestre do ano evidenciou um arranque com crescimento histórico, sobretudo para certas categorias”, analisou Javier Goilenberg, CEO e Co-fundador da plataforma.

Neste sentido as categorias mais compradas e com maior faturamento foram:

1) Acessórios para Veículos;

2) Casa, Móveis e Decoração;

3) Celulares e Telefones;

4) Informática;

5) Eletrônicos, áudio e vídeo;

Por sua vez, no que diz respeito às localidades com maior movimento:

–        60% do tráfego se concentrou em São Paulo

–        8% no Rio de Janeiro

–        32% entre Minas Gerais, Santa Catarina, Goias e Rio Grande do Sul.

O m-commerce e seus horários:

Segundo estimativas da pesquisa 2017 feita pelo site especializado em  comércio eletrônico Profissional de e-commerce, atualmente no Brasil, 41% das lojas virtuais estão “bem preparadas” para vender através da opção m-commerce. Por sua vez, as vendas por meio de smartphones representam até 10% das vendas totais para 38,4% de lojistas virtuais no país.

Em concordância com o auge do m-commerce, a Real Trends registrou um aumento do uso do mobile.

“Os horários de maior tráfego mobile são das 8h às 9h, das 12 às 13h e das 19 às 23h, o que é natural visto que são os horários em que os vendedores se levantam pela manhã e respondem antes de ir ao trabalho, logo durante o almoço e especialmente no horário que deixam o trabalho e continuam respondendo a caminho de casa ou mesmo da cama antes de dormirem”, salientou Goilenberg.

No que diz respeito ao sistema operacional, 53% dos usuários vendedores responderam do Android versus 47% do iOS (Apple). Os modelos de dispositivos mais populares foram o iPhone, o Samsung Galaxy J5, o Samsung Galaxy S7 Edge e o Motorola Moto G4.

O top das datas especiais:

De maio a novembro foi o período com maior movimento no e-commerce. Aqui, se podem ver as datas mais escolhidas pelos brasileiros na hora de comprar:

1.     Black Friday – Total de vendas: R$ 600.000.000

2.     Dia das Mães – Total de vendas: R$ 280.000.000

3.     Dia das Crianças – Total de vendas: R$330.000.000

4.     Dia dos Pais – Total de vendas: R$350.000.000

Conclui-se que, em sua maioria, os “eDay” tais como Blackfriday cobram um protagonismo maior, as datas chave mais “tradicionais” como o Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia das Crianças seguem tendo grande relevância.

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