Logo E-Commerce Brasil

Turismo é setor que mais cresceu no e-commerce brasileiro em julho

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Categorias de produtos e serviços vendidos online cresceram nos últimos meses em meio à pandemia de coronavírus, com exceção de alguns setores, como turismo e transportes, devido ao isolamento social para contar o avanço da Covid-19. Porém, especificamente no mês de julho, o setor de turismo foi o que mais cresceu no Brasil, em relação ao mesmo período do ano passado.

O e-commerce registrou recorde em julho, que se consolidou como o terceiro melhor mês da história, com um crescimento de 25%, segundo dados do relatório Setores do E-commerce no Brasil, realizado pela Conversion, consultoria especializada em marketing e comércio eletrônico.

Turismo afetado na pandemia

Turismo foi o setor mais impactado pela pandemia, com queda de 56% desde o início da crise — em relação a janeiro, a queda foi de 69% —, e também o que mais tem crescido mensalmente (30% em relação ao mês anterior), segundo a Conversion. Se comparado ao ano passado, o percentual é de -63%.

No mês de julho, Turismo registrou crescimento de 29,60%, seguido por Esportes (+11,15%), Importados (+5,95%), Moda & Acessórios (+5,84%) e Calçados (+4,5%). A comparação foi feita analisando o mês de julho de 2020 em comparação ao ano anterior.

Já os setores com menor crescimento no mesmo período foram Joias e Relógios (-16,52%), Infantil (-11,35%), Comidas & Bebidas (-2,31%), Varejo(-1,38%) e Casa & Móveis (+0,58%).

Metodologia

O estudo analisou o tráfego dos 200 maiores sites do Brasil, com um total de 15 categorias, sendo que, para cada uma delas, apresentam o mínimo de 10 sites. Ao todo, 216 sites foram analisados. Foram utilizadas como fonte de dados as plataformas de audiência, como SimilarWeb e SEMRush, e questionários.

Para ter acesso ao relatório completo, basta acessar a página do estudo.

Leia também: 86% dos brasileiros com internet compraram online durante a pandemia

Por Dinalva Fernandes, da redação do E-Commerce Brasil