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Como transformar seus clientes em seus maiores vendedores

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Já pensou se você pudesse contar com apoio de grandes influenciadores da internet para fazer propaganda da sua marca, mas sem precisar pagar cachê? Pois saiba que qualquer empresa pode ter esse trunfo nas mãos: basta transformar clientes em vendedores. Afinal de contas, todo consumidor é uma mídia.

Aliás, na hora de tomar decisões de compra, as opiniões de pessoas comuns têm mais credibilidade, viu? Nesse contexto, uma propaganda bonita pode até chamar a atenção. No entanto, se o consumidor não tiver evidências de que aquele negócio existe e oferece bons serviços, ele não compra. Simples assim!

Mas a pergunta que não quer calar é: como conseguir que os meus clientes façam propaganda de forma espontânea e gere essa prova social que os prospects tanto procuram? Vamos dar algumas dicas nesse sentido a seguir. Olha só!

Ofereça boas experiências

Não importa se o seu produto é o melhor do mercado, com o preço mais justo e entrega mais rápida. Se o consumidor tiver aborrecimentos em qualquer etapa da jornada, ele não vai indicá-la para ninguém.

Então, garantir que o cliente tenha boas experiências é uma regra básica. E isso vale para todas as interações ou contato indireto com a marca, como comentários nas redes sociais, reviews e avaliações, queixas postadas no Reclame AQUI e por aí vai.

Resolva os problemas dos clientes

Não há nada pior quando o consumidor busca a solução de um problema, e se depara com respostas genéricas. E quando o atendimento é marcado como “resolvido”, mas não tem nada esclarecido de verdade? Ambas situações são bem chatas, não é mesmo?

A impressão que dá é que a marca quer apenas melhorar os indicadores. Isto é, ela tenta resolver apenas os próprios problemas, e não as demandas do cliente. Nesse contexto, é necessário virar a chave e começar a olhar para as necessidades do consumidor.

Cuide da reputação da marca

Em primeiro lugar, uma empresa não tem total domínio sobre a sua própria fama. Na verdade, a reputação da marca é o que os consumidores dizem sobre ela. E essa percepção influencia de forma direta o processo de decisão de outros compradores em potencial. É assim que clientes comuns são transformados em vendedores.

Imagine uma pessoa em busca de um celular novo, por exemplo. Para evitar golpes e aumentar a segurança da compra, é comum visitar a página da empresa no Reclame AQUI, certo? Pois bem, se o cliente não gostar das informações que encontrar por lá, ele não finaliza a compra.

Aliás, o Reclame AQUI até já fez uma pesquisa nesse sentido. Na oportunidade, a plataforma perguntou aos consumidores se eles comprariam de uma loja após ver um anúncio nas redes sociais. Veja só as respostas:

    Vale lembrar que o consumidor não observa o volume de reclamações, mas sim a forma que as empresas lidam com as queixas. Sendo assim, é fundamental oferecer atendimento por lá e responder todas as queixas. Outros consumidores vão ler essa explicação e isso pode ser determinante para a credibilidade da empresa.

    Colete reviews

    Os reviews são opiniões de clientes reais a respeito da experiência que tiveram com determinado produto, serviço ou loja. Então, podemos olhar para esses relatos como uma espécie de propaganda boca a boca.

    Esses depoimentos são legais porque mostram se a sua marca é confiável, presta um bom serviço e entrega produtos de qualidade. Veja só alguns dados interessantes sobre os reviews:

      Viu só como transformar clientes em vendedores é mais fácil que parece. Nesse contexto, basta demonstrar uma preocupação genuína com a opinião de cada pessoa que teve experiência com a sua marca. Uma forma de fazer isso com a coleta de reviews no e-commerce.

      A RA Trustvox é a parceira ideal nesse momento porque é uma plataforma independente que coleta, audita e publica reviews verdadeiros e verificados. Isto é, apenas consumidores que, de fato, tiveram experiências com as marcas podem dar os seus relatos. Então, com os reviews, é possível dar voz aos clientes satisfeitos para eles divulgarem a sua marca de forma espontânea. Aliás, que tal aproveitar a promoção de Black Friday da RA Trustvox para transformar seus clientes em seus maiores vendedores?