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Loja tradicional no varejo físico busca crescer no e-commerce com a Nuvemshop

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Desde 1995, a TRT Men’s Wear, loja de moda e vestuário masculino, está presente no varejo físico e se consolidou como uma das marcas mais tradicionais nos shoppings de Belo Horizonte e Contagem (MG). Em 2020, eles decidiram investir também nas vendas on-line devido ao distanciamento social. Agora, diante das amplas possibilidades que o e-commerce proporciona e com o apoio da Nuvemshop, a meta é crescer cada vez mais.

A TRT começou como um empreendimento familiar, sem foco nas vendas digitais. Contudo, o cenário mudou completamente com o distanciamento social iniciado em 2020. “Quando tudo fechou, comecei a desenvolver o site para a loja. Todas as nossas unidades físicas estão em shoppings e eles fecharam durante a quarentena. Com isso, ficamos quase sem venda nenhuma. As poucas realizadas eram por meio de vendedores individuais”, conta Camila Couto, diretora administrativa da TRT Men’s Wear.

Parceria com a Nuvemshop

Logo nos passos iniciais do e-commerce, Camila notou os diferenciais do formato. “Ficava muito feliz em ter pessoas de longe comprando nossos produtos”, conta. Ela percebeu que, para alavancar o negócio, precisaria investir em uma plataforma mais especializada, pois a que usou inicialmente tinha muitas limitações. Além disso, era ideal contar com uma ferramenta capaz de comportar o crescimento esperado. “Foi quando decidimos mudar para a Nuvemshop. Queria profissionalizar o negócio ao máximo com o mínimo de recursos possíveis. Eu mesma montei o site com a Nuvemshop porque gostei muito dos layouts. Então, investi em fotos, modelos e na aparência do site em geral”, explica Camila.

A loja optou pela Nuvemshop Next, focado em empresas já consolidadas e em crescimento. A solução oferece a análise das melhores estratégias de e-commerce para o negócio, mais de 1.000 parceiros e integrações, um gerente dedicado, suporte preferencial e benefícios nos meios de pagamento e envios. “Gosto muito do suporte que a empresa oferece. Nosso gerente é super atencioso e rápido nas devolutivas. Essa disponibilidade para o atendimento é fundamental, bem como o apoio para melhorar o site e as vendas”, afirma.

Como parceiros de envio, a TRT conta com a Frenet e os Correios. Já para pagamentos, a loja utiliza o Nuvem Pago, solução própria da Nuvemshop. Voltada para pequenas e médias empresas, a ferramenta aceita cartões de crédito das principais bandeiras, boleto e Pix. Além disso, oferece compras parceladas com e sem juros. “Estamos gostando muito da solução. As taxas são ótimas, é super fácil de usar e o suporte é muito bom”, destaca Camila.

Gil Siqueira, fundador da TRT; Camila Couto, diretora administrativa da TRT.

A loja também cuida da experiência do cliente oferecendo cupons de desconto na primeira compra e frete grátis em pedidos acima de R$ 400. Contudo, para Camila, o principal diferencial da TRT é o atendimento. “Falo com cada pessoa que compra na loja por meio do WhatsApp para saber se deu tudo certo na transação. Invisto muito tempo nisso, pois como consumidora, sei as dores dos clientes. Ficam apreensivos, por exemplo, para saber se a marca vai ter uma boa postura no momento de uma devolução. Por isso, prezamos pelo melhor suporte aos nossos clientes. Inclusive, me inspiro muito no atendimento da Nuvemshop para falar com nossos consumidores”, conta.

Planos de crescimento

Para a diretora, o e-commerce vai levar a loja para um novo patamar. “Não existem motivos para não dar certo. Temos ótimas perspectivas para crescer a marca, ainda mais com o auxílio da Nuvemshop. Nossas vendas já aumentaram desde que entramos na Nuvemshop e ganhamos mais visibilidade.

Agora, a meta é acelerar o crescimento. Até o fim do primeiro semestre, queremos que o faturamento do on-line chegue pelo menos à metade de uma loja física”. Por isso, para 2022, o objetivo da TRT é fazer tudo o que for necessário para a loja on-line decolar ainda mais. “Queremos melhorar a atualização de estoque, dividir o que vai para o físico e para o digital. Além de focar em várias práticas como a otimização SEO do site, identificar e corrigir tudo aquilo que possa estar impedindo o check out”, ressalta Camila.

O plano é assertivo, já que existe muito mercado para se explorar. Em 2021, as pequenas e médias empresas faturaram mais de R$ 2,3 bilhões com as vendas online, valor 77% maior que o registrado no mesmo período de 2020 (R$ 1,3 bilhão). Os dados são do estudo NuvemCommerce, realizado pela Nuvemshop.

Na visão de Camila, essa tendência deve crescer ainda mais daqui para frente. “O e-commerce dá a chance de vender para todo o Brasil. A pandemia veio pra abrir a cabeça de muita gente, principalmente de quem nunca comprou ou vendeu on-line. O varejo físico não vai acabar, pois tem seus diferenciais, como a possibilidade de tocar no produto antes de comprar. Entretanto, com ferramentas de provador virtual, por exemplo, os clientes confiam cada vez mais nas compras pela internet e elas só devem aumentar”, opina.

Segundo Otavio Alves, diretor para Grandes Contas da Nuvemshop, escolher uma ou outra plataforma para o e-commerce é uma decisão muito estratégica para quem empreende. “Por isso, na Nuvemshop facilitamos essa decisão ao oferecer a melhor usabilidade, atendimento, soluções próprias e um ecossistema de parceiros completo. Afinal, está em nossa essência reduzir as barreiras do empreendedorismo”, afirma. Assim, a Nuvemshop Next foi desenhada para descomplicar a vida dos lojistas. “Dessa forma, continuaremos a potencializar lojas como a TRT Men’s Wear e transformar sonhos em histórias que transcendam”, finaliza o executivo.

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