Logo E-Commerce Brasil

Transporte de cargas: volume de fretes cresce 74% em maio e junho sinalizando retomada do setor, revela FreteBras

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O volume total de fretes cresceu 31% entre maio e junho, o que sinaliza uma retomada no setor de transporte de cargas, segundo relatório da FreteBras, maior plataforma online de transporte de cargas da América do Sul. Analisando os principais setores individualmente, o aumento foi de 23% no setor de agronegócio, 32% em construção e 35% em industrializados no período. Quando analisado o acumulado de maio e junho, o volume de fretes cresceu 74%.

Em abril, a pandemia do coronavírus afetou fortemente o mercado de logística e transportes, provocando queda de 43% nos fretes, em relação a março. “Quando comparamos os meses de abril e junho, temos um crescimento de 62% nos fretes do agronegócio, 92% em materiais de construção e 93% em produtos industrializados, uma importante retomada que fortalece a relevância do setor para a economia”, revela Bruno Hacad, diretor de Operações da FreteBras.

Crescimento de fretes por segmento

O agronegócio foi o segmento que obteve o maior crescimento no volume total de fretes nos últimos três meses, de acordo com o relatório. Segundo Hacad, isso aconteceu pelo fato de o setor ser essencial para o Brasil, já que há uma grande dependência da produção e fornecimento de alimentos e insumos, além da grande representatividade do setor para o mercado externo.

“Quando analisamos nossos dados por segmento, destacamos no agro o crescimento das categorias de fertilizantes (102%), soja (124%) e milho (143%), isso comparando números de abril em relação a junho. O agronegócio contribui com quase 25% do PIB brasileiro. Só os grãos produzidos aqui alimentam cerca de 1,2 bilhão de pessoas em todo mundo, segundo a Embrapa”, detalha o diretor.

Números de abril comparado a junho no segmento de Construção destaca crescimento em cimento (51%), telha (93%) e pisos (199%). Já em Industrializados: alimentício (67%), siderúrgicos (150%) e máquinas/equipamentos (68%).

Leia também: Crescimento do e-commerce requer logística eficaz

Confira abaixo a retomada por produtos dentro dos segmento nos meses de abril, maio e junho:

mg loading="lazy" decoding="async" class="size-full wp-image-100678 aligncenter" src="https://www.ecommercebrasil.com.br/wp-content/uploads/2020/08/FreteBras3.png" alt="" width="656" height="262" srcset="https://admin.ecommercebrasil.com.br/wp-content/uploads/2020/08/FreteBras3.png 656w, https://admin.ecommercebrasil.com.br/wp-content/uploads/2020/08/FreteBras3-100x40.png 100w, https://admin.ecommercebrasil.com.br/wp-content/uploads/2020/08/FreteBras3-200x80.png 200w" sizes="(max-width: 656px) 100vw, 656px" />

Metodologia

Os números foram levantados por meio da plataforma da FreteBras, que possui mais de 420 mil caminhoneiros cadastrados, o que equivale a um terço dos caminhoneiros do Brasil.

No site são publicados quase 600 mil fretes mensalmente. Atualmente, o Brasil tem cerca de 1,2 milhão de caminhoneiros, sendo que 500 mil são autônomos, segundo a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Leia também: “O Brasil tem potencial para crescer no e-commerce, mas precisa investir”, afirma executivo da JD.com