Logo E-Commerce Brasil

Transferência bancária online adquire importância no e-commerce

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

O cartão de crédito é, sem dúvida, o método de pagamento mais utilizado nas compras online no Brasil. No entanto, os pagamentos com cartões de crédito também são os maiores alvos de tentativas de fraude, principalmente da conhecida Fraude Amiga, na qual o comprador adquire o produto e depois solicita o estorno com alguma falsa alegação.

Por esta razão, métodos de pagamento seguros, como o boleto ou a transferência bancária online, que juntos podem chegar a representar mais de 35% das transações, segundo dados levantados pela PagBrasil, são essenciais para um e-commerce.

O boleto bancário é um velho conhecido dos brasileiros. No mercado desde a década de 90, o boleto também se popularizou no comércio eletrônico, sendo a segunda forma de pagamento mais usada pelos e-consumidores brasileiros. Já a transferência bancária online é um método bem mais recente e que, em muitos casos, é confundida com uma transferência entre contas comum. Mas, afinal, o que é e como funciona a transferência bancária online?

A transferência bancária online é um método de pagamento próprio dos mais importantes bancos brasileiros, especialmente focado em facilitar as transações no e-commerce. Os lojistas que usam este método permitem que os consumidores paguem as compras via transferência bancária em poucos cliques e com confirmação do pagamento instantânea.

O funcionamento pode variar um pouco segundo cada banco, no entanto, de forma geral, ao escolher esta forma de pagamento, o consumidor é redirecionado para a página de pagamento do banco na qual deverá inserir as credenciais de acesso ao Internet Banking.

Após a finalização do pagamento, o comprador é levado novamente ao site do lojista e a loja recebe a confirmação do pagamento.

Além da confirmação instantânea, uma das principais vantagens da transferência bancária online para o lojista reside no fato de ser um método de pagamento seguro. Isto é, o risco de contestação (chargeback) é praticamente nulo.

Apesar da importância crescente, muitos provedores de serviços de pagamento não aceitam ainda transferências bancárias online. De acordo com a PagBrasil, provedor que possibilita pagamentos utilizando os sistemas de transferência online do Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Banrisul, este método de pagamento já representa até 15% de todas as transações.

Sobre a PagBrasil

PagBrasil é um serviço de excelência em pagamentos online para o Brasil, desenvolvido para empresas brasileiras e multinacionais e plataformas de comércio eletrônico. Os comerciantes ganham acesso à mais ampla gama de métodos de pagamento nacionais, que poderão multiplicar imediatamente suas vendas em território brasileiro. A PagBrasil é especialista no processo completo de compra e venda online com mais de 20 anos de experiência em processamento de pagamentos online no Brasil.