Logo E-Commerce Brasil

Trabalhadores dos Correios entram em greve em seis estados

Trabalhadores dos Correios em seis estados recusaram proposta da estatal e decidiram entrar em greve, iniciada nesta quinta-feira (15).

Funcionários da empresa no Ceará, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe vão cruzar os braços por tempo indeterminado. Já os trabalhadores de São Paulo e Rio de Janeiro aceitaram as condições oferecidas e manterão as atividades normalmente.

Na última quarta-feira (14), quando ocorreram as assembleias entre funcionários, a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentec), que representa o setor, havia orientado os sindicatos a aceitarem a proposta e manter o estado de greve (no qual os empregados continuam trabalhando).

No Ceará, há ainda a possibilidade de o setor voltar a trabalhar nesta sexta-feira se, em uma segunda assembleia marcada para ocorrer na noite de quinta-feira, os termos apresentados pela empresa sejam aceitos.

Mesmo com a paralisação parcial, os Correios garantem que não deixarão de prestar atendimento. A companhia diz ter adotado um esquema de horas extras e mutirões para manter as agências abertas onde a proposta foi recusada.

De acordo com a empresa, 114,6 mil empregados – o equivalente a 98,6% do efetivo no Brasil – não aderiram à greve.