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Soluções omnichannel prometem revolucionar relação do consumidor com entrega para e-commerce

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Imagine poder enviar ou receber uma encomenda em uma padaria ou comércio de bairro com rapidez e segurança? Ou morar em uma área com restrição de entrega, onde as operações logísticas raramente chegam, e poder retirar uma encomenda em armários localizados na estação de metrô mais próxima?

Estas são algumas das soluções omnichannel que a Total Express, empresa privada com o portfólio logístico mais completo do país, já vem implantando e expandindo, pensando em 2021 e 2022.

Mas, primeiramente, o que são soluções omnichannel neste contexto? O Gerente de Produto da Total, Ronaldo Cameschi, explica. “São soluções de entrega que possibilitam integrar a loja online e física, além de outros pontos do comércio físico que estejam acessíveis aos consumidores como um ponto de retirada. Resumidamente, é a união de todos os canais quebrando a barreira entre o mundo on e offline”.

Neste contexto de oferecer a melhor experiência de compra para o cliente (no site, aplicativo ou loja física), a Total Express vem desenvolvendo, aperfeiçoando e expandindo ao menos três soluções omnichannel que prometem revolucionar a relação que o consumidor tem com as entregas e o varejo. Conheça:

PUDO

A primeira delas é o conceito PUDO (Pick Up & Drop Off), uma das mais recentes inovações do e-commerce brasileiro e que na Total Express já é desenvolvido há tempos. O serviço permite que um determinado produto seja entregue por meio de pontos de coletas espalhados em todo o Brasil, que podem ser desde uma padaria até uma banca de jornal, por exemplo.

“A gente disponibiliza uma nova opção de entrega para o consumidor que não está em casa ou não pode receber uma encomenda porque mora em área de risco. Ele escolhe um ponto, como uma padaria ou comércio, para retirada”, explica Cameschi.

Estes pontos ou estabelecimentos comerciais são negociados através de parcerias. A principal delas é a Pegaki, que disponibiliza cerca de mil pontos de coleta em todo o país. “Para 2021 em diante, vamos implantar a logística reversa (troca ou retorno de produtos) no PUDO. O consumidor terá muito mais comodidade para devolver uma compra feita no e-commerce”, revela Cameschi. Hoje, já existem 1200 pontos habilitados e ativos e um dos focos da empresa em 2021 é desenvolver ainda mais essa área.

Locker

Outra solução omnichannel que tem tudo para dar o que falar em 2021 é o Total Locker, ou armário eletrônico. Bastante difundido nos EUA e Europa, os lockers são automatizados e funcionam 24 horas por dia e sete dias por semana para que o consumidor possa buscar sua encomenda no momento mais conveniente. No Brasil, no entanto, esta solução ainda engatinha.

A Total Express firmou parceria com a InPost e Clique Retire que já espalharam lockers pelo eixo RJ x SP, de fácil acesso ao consumidor final. São pontos estratégicos e que agregam valores tanto para Total Express quanto para os parceiros.

O locker é um avanço em relação ao PUDO, pois entramos num modelo com operação totalmente automatizada”, afirma Cameschi. “O consumidor pode escolher o locker mais próximo do trabalho, do seu itinerário diário, para coletar uma encomenda”.

Shipping From Store

Uma terceira solução que a Total Express tem desenvolvido já representa uma evolução logística imensa para o e-commerce brasileiro. Trata-se do Shipping From Store, que transforma a loja física em um ponto de distribuição, onde o estoque local é utilizado para suprir demandas de pedidos online, descentralizando a operação de estocagem dos varejos. Durante a pandemia, este foi o produto que mais cresceu na Total Express, dada a forte mudança de conceito da loja física.

“Quando uma loja oferece um produto no site, você compra e então ele será subtraído de um determinado estoque. A solução logística de Shipping From Store permite que a Total Express receba esse pedido e atenda de maneira flexível e automatizada, coletando as encomendas localmente. Isso faz com que o embarcador descentralize os seus estoques, colocando-os na ponta do varejo e dando uma vazão cada vez maior a eles. Isso potencializa o e-commerce, nesse momento em que ele cresce tanto”, explica Cameschi.

Para atender o Shipping From Store, a Total Express desenvolveu um app que recebe os pedidos do varejo virtual em várias localidades e origens, e permite ao embarcador acompanhar a coleta em tempo real. Para 2021, a ideia é desenvolver e expandir ainda mais a solução para mais cidades do Brasil, para que siga ajudando os players do varejo virtual, este segmento que cresce a olhos vistos.

Para saber mais das modalidades da solução Omnichannel da Total Express, acesse: Modelos de negócios para o seu e-commerce.

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