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Torre de Controle: como o Machine Learning tem melhorado a gestão logística e a jornada de compra no e-commerce

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Imagem: reprodução

Já não é mais novidade que a Inteligência Artificial é um assunto que está dominando todas as atenções no mundo dos negócios nos últimos tempos. Em particular, o Machine Learning tem se destacado como uma ferramenta poderosa, transformando diversos setores, incluindo a logística. Este campo está rapidamente evoluindo, trazendo avanços significativos que impactam diretamente a forma como as empresas gerenciam suas operações e, por consequência, a experiência de compra dos consumidores.

O uso de Machine Learning na logística está possibilitando uma gestão mais eficiente e personalizada das cadeias de suprimento, melhorando a precisão nas previsões de demanda e otimizando os processos de entrega. Com essas tecnologias, as empresas podem não apenas reduzir custos e alcançar mais eficiência operacional, mas também oferecer uma experiência de compra mais fluida e satisfatória para os clientes, ajustando-se rapidamente às suas necessidades e preferências.

Machine Learning

O Machine Learning, ou Aprendizado de Máquina, é uma parte da Inteligência Artificial que permite que sistemas aprendam e melhorem suas operações com base em dados e experiências passadas, isso se traduz em algoritmos que podem analisar grandes volumes de dados para identificar padrões e prever resultados futuros.

Na logística, o Machine Learning pode ser um aliado poderoso para que as operações de e-commerce tenham previsibilidade para rápida tomada de decisão e adaptação, identificando de forma antecipada possíveis problemas ou oportunidades de melhoria.

Análise Preditiva

A Análise Preditiva é uma extensão do Machine Learning que se concentra na previsão de eventos futuros com base em dados históricos e padrões identificados. No setor logístico, essa abordagem oferece uma vantagem significativa ao possibilitar a antecipação de problemas e oportunidades antes que eles se concretizem. Por exemplo, a Análise Preditiva pode identificar a probabilidade de atraso de entregas, fazendo com que as operações estejam sempre um passo à frente para a resolução de possíveis problemas e tomem decisões de forma antecipada para minimizar os impactos na experiência de compra dos consumidores, garantindo mais eficiência operacional, redução de custos e fidelizando mais.

A logtech Frete Rápido, que é líder em TMS para grandes operações de e-commerce na América Latina e atende empresas como Nestlé, DPSP, ASUS e General Motors, fornece, dentro do seu TMS, uma Torre de Controle logística completa com Análise Preditiva que está revolucionando a gestão norteada por dados no setor. 

A funcionalidade permite que gestores e C-levels tenham a visibilidade total de suas operações, para tomadas de decisão mais ágeis e assertivas. Através de Análise Preditiva, a solução consegue antecipar tendências, detectar anomalias, possíveis otimizações, automatizações de processos e gerar insights valiosos para que os gestores tomem decisões cada vez mais estratégicas e baseadas totalmente em dados.

Para conhecer a Torre de Controle e Análise Preditiva do TMS da Frete Rápido acesse o link.