Logo E-Commerce Brasil

Tiny ERP lança solução automatizada para atualizar a situação de envio dos pedidos

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

As compras online deram um salto em 2020. Para 2021, o Ebit|Nielsen aposta em um crescimento de 26% nas vendas, o que resulta no fortalecimento do setor. O maior número de consumidores que passaram a comprar online, alavancado pela pandemia do Covid-19, é um dos motivos pelos quais o crescimento foi e continuará sendo expressivo. Além disso, há um aumento considerável de novas lojas virtuais e novas opções logísticas para atender a toda essa demanda.

Com isso, os desafios de quem vende no e-commerce também cresceram. Oferecer serviços de qualidade e atender as necessidades dos consumidores é fundamental. Uma das formas de poder melhorar os processos internos de uma empresa é manter sempre atualizadas as informações referentes aos pedidos, como a situação de envio de cada compra. Dessa forma, não há dúvidas sobre o andamento de cada venda realizada e a empresa consegue tomar as devidas providências sempre que necessário.

Atualização das situações de envio dos pedidos com o Tiny ERP

Apesar de necessária, a atualização das situações de envio dos pedidos pode ser uma dor de cabeça para as empresas que não possuem alguma automação nesta rotina. Por este motivo, o Tiny ERP lançou uma novidade em 2021, que busca facilitar o dia a dia dos lojistas.

Com esta nova rotina, os usuários do sistema conseguem manter as situações de envio dos pedidos no Tiny e na plataforma de e-commerce sempre atualizadas, conforme o andamento de cada envio e entrega aos clientes via transportadora ou Correios.

O lojista pode realizar esta atualização sempre que quiser, quantas vezes desejar. Na tela de pedidos de venda, o usuário consegue escolher o intervalo desejado para atualizações.

O Tiny consulta a situação dos envios nas integrações com os Correios, Melhor Envio, Frete Rápido e JadLog, que são soluções logísticas. Nesse momento, serão retornadas as situações dos pedidos, para que sejam atualizados no ERP e na plataforma de e-commerce.

Abaixo, seguem as situações que podem ser retornadas:

  • Enviados: vendas que estão no Tiny como Pronto para envio e que o rastreio já consta nas transportadoras;
  • Em trânsito: vendas que ainda estão em processo de entrega pelas transportadoras;Entregues: pedidos que constam como entregues nas transportadoras;
  • Atrasados: vendas que não foram entregues aos clientes e estão com data de entrega atrasada. Estas recebem um marcador para que sejam identificadas;
  • Não entregues: pedidos que não puderam ser entregues pela transportadora pois estavam com endereço errado, a mercadoria foi perdida, houve avaria, furto, etc;
  • Requer atenção: pedidos que precisam de atenção, pois o item será devolvido ao remetente ou sofreu algum extravio. Estes também recebem um marcador para que sejam identificados;
  • Outras ocorrências: pedidos que não foram consultados serão exibidos através deste totalizador.

Após clicar em atualizar as situações dos pedidos, diversas plataformas e marketplaces integrados ao ERP podem receber estas novas informações para que se mantenham atualizadas. Inclusive, há uma opção no Tiny para enviar um e-mail automático aos clientes para notificá-los sobre o andamento do pedido. Consulte as plataformas e marketplaces que disponibilizam a atualização de situação e veja se pode incluir essa rotina em seu negócio.

Rotinas ágeis para e-commerces de sucesso

A automação de processos relacionados ao e-commerce já faz parte de muitas empresas brasileiras. Com pequenas melhorias no dia a dia, o fluxo dos pedidos recebidos se torna mais dinâmico e rápido, para que o cliente possa receber sua encomenda no menor tempo possível.

O uso de um sistema como o Tiny faz com que diversas rotinas se tornem mais fáceis, descomplicando processos diários de um negócio. Com a atualização de situações dos pedidos de forma automática, não é mais necessário acessar cada pedido e rastrear um a um para entender em que etapa ele se encontra, economizando tempo e evitando erros na operação.

A novidade vem para que, em conjunto a outras funcionalidades do ERP, torne o dia mais leve e prático para que a rotina seja eficiente.

Leia também: Comércio eletrônico cresce na América Latina com pandemia.