As compras online deram um salto em 2020. Para 2021, o Ebit|Nielsen aposta em um crescimento de 26% nas vendas, o que resulta no fortalecimento do setor. O maior número de consumidores que passaram a comprar online, alavancado pela pandemia do Covid-19, é um dos motivos pelos quais o crescimento foi e continuará sendo expressivo. Além disso, há um aumento considerável de novas lojas virtuais e novas opções logísticas para atender a toda essa demanda.
Com isso, os desafios de quem vende no e-commerce também cresceram. Oferecer serviços de qualidade e atender as necessidades dos consumidores é fundamental. Uma das formas de poder melhorar os processos internos de uma empresa é manter sempre atualizadas as informações referentes aos pedidos, como a situação de envio de cada compra. Dessa forma, não há dúvidas sobre o andamento de cada venda realizada e a empresa consegue tomar as devidas providências sempre que necessário.
Atualização das situações de envio dos pedidos com o Tiny ERP
Apesar de necessária, a atualização das situações de envio dos pedidos pode ser uma dor de cabeça para as empresas que não possuem alguma automação nesta rotina. Por este motivo, o Tiny ERP lançou uma novidade em 2021, que busca facilitar o dia a dia dos lojistas.
Com esta nova rotina, os usuários do sistema conseguem manter as situações de envio dos pedidos no Tiny e na plataforma de e-commerce sempre atualizadas, conforme o andamento de cada envio e entrega aos clientes via transportadora ou Correios.
O lojista pode realizar esta atualização sempre que quiser, quantas vezes desejar. Na tela de pedidos de venda, o usuário consegue escolher o intervalo desejado para atualizações.
O Tiny consulta a situação dos envios nas integrações com os Correios, Melhor Envio, Frete Rápido e JadLog, que são soluções logísticas. Nesse momento, serão retornadas as situações dos pedidos, para que sejam atualizados no ERP e na plataforma de e-commerce.
Abaixo, seguem as situações que podem ser retornadas:
- Enviados: vendas que estão no Tiny como Pronto para envio e que o rastreio já consta nas transportadoras;
- Em trânsito: vendas que ainda estão em processo de entrega pelas transportadoras;Entregues: pedidos que constam como entregues nas transportadoras;
- Atrasados: vendas que não foram entregues aos clientes e estão com data de entrega atrasada. Estas recebem um marcador para que sejam identificadas;
- Não entregues: pedidos que não puderam ser entregues pela transportadora pois estavam com endereço errado, a mercadoria foi perdida, houve avaria, furto, etc;
- Requer atenção: pedidos que precisam de atenção, pois o item será devolvido ao remetente ou sofreu algum extravio. Estes também recebem um marcador para que sejam identificados;
- Outras ocorrências: pedidos que não foram consultados serão exibidos através deste totalizador.
Após clicar em atualizar as situações dos pedidos, diversas plataformas e marketplaces integrados ao ERP podem receber estas novas informações para que se mantenham atualizadas. Inclusive, há uma opção no Tiny para enviar um e-mail automático aos clientes para notificá-los sobre o andamento do pedido. Consulte as plataformas e marketplaces que disponibilizam a atualização de situação e veja se pode incluir essa rotina em seu negócio.
Rotinas ágeis para e-commerces de sucesso
A automação de processos relacionados ao e-commerce já faz parte de muitas empresas brasileiras. Com pequenas melhorias no dia a dia, o fluxo dos pedidos recebidos se torna mais dinâmico e rápido, para que o cliente possa receber sua encomenda no menor tempo possível.
O uso de um sistema como o Tiny faz com que diversas rotinas se tornem mais fáceis, descomplicando processos diários de um negócio. Com a atualização de situações dos pedidos de forma automática, não é mais necessário acessar cada pedido e rastrear um a um para entender em que etapa ele se encontra, economizando tempo e evitando erros na operação.
A novidade vem para que, em conjunto a outras funcionalidades do ERP, torne o dia mais leve e prático para que a rotina seja eficiente.
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