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  Redação E-Commerce Brasil

1 em cada 3 usuários do TikTok comprou algo que não estava considerando

Quarta-feira, 10 de novembro de 2021   Tempo de leitura: 6 minutos

Quem continua achando que o TikTok é apenas uma rede social de “dancinha” está perdendo uma grande oportunidade de expandir os negócios. A plataforma de entretenimento – como a companhia gosta de se definir -, foi criada para inspirar as pessoas e esse é o grande diferencial para as empresas que querem aproveitar o potencial da ferramenta para alavancar as vendas do seu e-commerce.

Diferente do que acontece no Facebook, Instagram e Twitter, o número de seguidores não é o que vai ditar o algoritmo, mas sim o conteúdo. É a partir do que você produz que seu público será impactado, conforme explica a Sales Industry Leader no TikTok Natalie Freire, durante sua palestra no Congresso E-Commerce Brasil – Santa Catarina, nesta quarta-feira, 10.

“O conteúdo está no centro do algoritmo do TikTok. A plataforma disponibiliza novos conteúdos relevantes de acordo com o comportamento do usuário”, assegura. Para Freire, a “mágica” acontece na opção “For you” ou “Pra você”, onde os usuários passam a maior parte do tempo. É lá que as pessoas são impactadas pelos vídeos, que aparecem de acordo com os interesses de cada um.

Não é só dancinha, mas também é

O fato de proporcionar apenas conteúdos relevantes aos usuários faz com que a plataforma seja viciante. Não à toa, o TikTok é o aplicativo mais baixado no Brasil e no mundo. Segundo a companhia, em 2021, as criações com o tema “Roupas & Acessórios” cresceram mais de 200%. Em uma pesquisa, 92% dos usuários concordam que frequentemente eles descobrem conteúdos novos que eles gostam e 76% se colocam abertos a anúncios e a ouvir sobre novos produtos visualizados.

“Os consumidores não vão mais às compras. Mas eles estão sempre comprando”, comenta Freire, que conta que 60% dos usuários dizem que a descoberta de novos conteúdos é uma razão para usar o app. 1 em cada 3 comprou algo que não estava considerando antes e 73% de todos os usuários acham que a publicidade no TikTok é única e diferente dos outros aplicativos.

Oportunidade para marcas existe. O desafio é saber como produzir um conteúdo interessante e que alcance o máximo de pessoas. A Sales Industry Leader da empresa garante que o segredo está no divertimento.

Para vender, é preciso divertir

O TikTok pode ser um grande aliado das marcas, já que é uma ferramenta que aparece em todos os processos da jornada do consumidor. Seja na busca, na avaliação ou na pós-venda, o usuário está disposto a interagir com produtos que ele se identifique.

Para conseguir esse efeito, Freire cita a transparência e a identificação como pontos fundamentais para gerar engajamento nos vídeos. Ser sincero com seu público e usar pessoas fora do padrão para estarem vinculadas à marca é fundamental. “As pessoas querem ver pessoas reais”, diz.

Outra característica que funciona é destacar o cliente. “Marcas que conseguem se conectar com a comunidade colocam os usuários no centro do conteúdo”, destaca ela.

Confira outras características relevantes para aplicar nos vídeos do TikTok:

  • O som é ligado. Ele ajuda a dar ritmo e é a “surpresa positiva” aos usuários. Aproveite as batidas para “brincar” com as movimentações das imagens.
  • Aproveite as tendências e as metalinguagens. Sempre esteja atualizado nas tendências Seja para pegar carona ou para criar as suas próprias.
  • Use os formatos nativos e colaborativos: duetos, desafios, dublagens são parte de uma linguagem muito usada na plataforma e marcas que conseguem aproveitar essas oportunidades conseguem capturar a atenção do usuário.
  • Foque em edições dinâmicas. O TikTok oferece a ferramenta de edição de vídeo (com opções de transição, filtro, lettering, tela verde, etc.) que, quando bem usada, pode ser muito valiosa.
  • Use os efeitos que estão bombando. A plataforma é feita por criadores de conteúdo e a utilização dos efeitos estimula os usuários a criarem seus próprios, provocando a aproximação com as marcas.
  • Faça co-criação com criadores. Os criadores ajudam a engajar, então use eles na estratégia da sua empresa.
  • Seja legal. A promoção do seu produto precisa ser legal. É isso que faz a mágica acontecer.
  • Seu conteúdo deve ser criativo e dinâmico. Nada é estático no TikTok, aproveite a movimentação.
  • Por Marina Teodoro, da redação do E-Commerce Brasil

    Leia também: O e-commerce na era da participação no TikTok

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