Logo E-Commerce Brasil

TikTok pode aumentar limite de tempo para vídeos outra vez

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Após passar o limite de tempo dos vídeos de um para três minutos, o TikTok está, aparentemente, tentando um novo aumento. Entre agosto de 2021 e fevereiro deste ano, segundo a Wired, a plataforma estaria colocando em pauta a postagem de vídeos entre cinco e dez minutos.

Apesar da medida contrariar o perfil dos usuários, que afirmam perder a concentração após 60 segundos assistindo o mesmo conteúdo, a gigante chinesa acredita no novo modelo.

Entre as motivações, podem ser incluídas a ideia de gerar mais atenção e conquistar mais anunciantes — principalmente da mercado tradicional de propaganda.

Portanto, apesar de conquistar usuários com o pretexto de vídeos curtos e chamativos, o TikTok aparenta uma reviravolta neste padrão. Ao que parece, a manobra é mais uma atualização de seu curso em meio às novidades constantes no mercado de mídias sociais.

Motivações do TikTok

De acordo com dados divulgados pela própria companhia, o perfil médio de seu usuário indica 1 hora e 25 minutos de uso todos os dias, com abertura do aplicativo, pelo menos, 17 vezes por dia. Com este embasamento, os executivos do TikTok acreditam que vídeos mais longos podem aumentar essa participação ainda mais.

Para Meg Jing Zeng, pesquisadora do TikTok pela Universidade de Zurique, na Suiça, a motivação principal da plataforma é a geração de mais receita publicitária. Segundo relatórios institucionais chineses, esse índice da plataforma chegou a US$ 4 bilhões em 2021.

“O aumento do tráfego em si traz mais faturamento, mas vídeos mais longos podem ser mais lucrativos. Isso permite, por exemplo, que a empresa trabalhe com parceiros institucionais, incluindo aqueles com vínculos comerciais, visando produzir conteúdo com produtos”, explica.

Leia também: Beleza no e-commerce: como a pandemia mudou os rumos do mercado online de cosméticos

Fonte: Wired