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TikTok cresce em live commerce: como pequenas empresas podem se beneficiar?

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

“O TikTok Shop LIVE mudou totalmente meu negócio”, afirma Sumayah Saadi, uma estudante da LSE que criou sua loja online com o objetivo de fornecer moda acessível e modesta em fevereiro de 2021, enquanto ainda estava na universidade.

Com mais de 55 mil seguidores, os negócios de Saadi tiveram um crescimento significativo desde a adoção do TikTok Shop LIVE. “A primeira vez que fomos ao vivo, apenas para experimentar, ganhamos £ 500 em 30 minutos. Achei que era um ótimo resultado para tão pouco tempo, então continuamos. Agora, não é inédito para nós gerar £ 50 mil de vendas no Reino Unido apenas durante uma live de 2 horas e eu adoraria vender ao vivo o dia todo, todos os dias ”, explica ela, falando por meio de uma videochamada.

“No ano passado, vimos comerciantes de todos os tamanhos transformarem seus negócios por meio do TikTok Shop, aproveitando ao máximo recursos como vídeos in-feed e transmissões ao vivo para colocar seus produtos na frente da comunidade engajada do TikTok”, diz Patrick Nommensen, diretor sênior , Operações de e-commerce no TikTok.

“No ano passado, vimos comerciantes de todos os tamanhos transformarem seus negócios por meio do TikTok Shop, aproveitando ao máximo recursos como vídeos in-feed e transmissões ao vivo para colocar seus produtos na frente da comunidade engajada do TikTok”, diz Patrick Nommensen, diretor sênior , Operações de comércio eletrônico no TikTok.

“Foi incrível ver a variedade de comerciantes que agora vendem através do TikTok Shop, de nomes familiares a pequenas empresas domésticas.”

Desejando incentivar eventos de vários vendedores, o TikTok lançou recentemente uma série de eventos TikTok Shop LIVE. Eles foram extremamente bem-sucedidos, com seu recente evento Summer Sale com mais de 276 milhões de visualizações AO VIVO e quase 135 milhões de visualizações em hashtags associadas.

A natureza interativa da venda ao vivo a torna perfeita para quase todos os tipos de produtos – desde joias, acessórios, malas e um sucesso inesperado – figurinhas de futebol. Nommensen destaca a beleza e a moda como dois dos melhores desempenhos, graças à herança do TikTok como “um lar para #beautyhacks e transformações criativas de #maquiagem, bem como marcas de beleza emergentes”.

“Gerar £ 10.000 em vendas em uma única sessão no TikTok Shop LIVE me deu confiança como empresário”, diz Nisrin Kachar. Um dos principais criadores desde o início, ela aumentou sua conta de 260.000 para 480.000 seguidores desde que começou a vender via TikTok Shop.

“Com mais opções em compras on-line do que nunca, as pessoas adoram a interação da venda ao vivo. É como ter um amigo de confiança cortando a sobrecarga de infinitas opções e dizendo “você deve tentar isso”.

O mais importante é construir confiança e ser autêntico, e é por isso que me recuso a promover qualquer coisa que não ame de verdade”, explica Kachar.

“Parte da mágica do TikTok é sua facilidade de descoberta orgânica. Nossa experiência de conteúdo é selecionada para os interesses das pessoas e projetada para exploração, o que significa que qualquer pessoa e qualquer marca pode ser descoberta, não importa quantos seguidores tenham”, continua Nommensen.

TikTok: futuro

Com um cliente cada vez mais confortável em fazer compras de maneira social, o TikTok parece pronto para capturar o público que deseja comprar de suas marcas e criadores favoritos. O TikTok Shop LIVE é um foco importante para o avanço da plataforma, com novos recursos sendo desenvolvidos continuamente para melhorar a experiência de compra.

Nommensen explica: “isso varia de novas ferramentas e recursos, como a realização de eventos de venda ao vivo para ajudar as marcas a vender produtos, para fornecer à nossa comunidade uma experiência de compra perfeita, onde eles podem comprar novos itens de tendência sem sair da plataforma”.

Começo

Para qualquer pequena empresa que queira deixar sua marca no TikTok, lembre-se de que é , como o próprio TikTok descreve: “uma plataforma de entretenimento em primeiro lugar”.

“Um grande exemplo é Made By Mitchell , um maquiador britânico conhecido por sua autenticidade e abordagem inclusiva da maquiagem. O item icônico da marca ‘blursh’ rapidamente se tornou um dos itens mais quentes na TikTok Shop devido à viralidade do conteúdo de Mitchell, com sua vídeos com mais de 500 mil curtidas”, destaca Nommensen.

Mitchell Halliday, fundador do Made by Mitchell, compara a venda no TikTok Shop LIVE a um “QVC moderno”.

“As pessoas adoram interagir, e essa interação faz com que pareça menos como assistir a um discurso de vendas e mais como conversar com um amigo”, explica ele.

Ele aconselha as empresas que são novas na plataforma a continuar se adaptando, experimentar algo novo todos os dias e dar uma reviravolta no seu plano de conteúdo a cada quatro ou cinco semanas.

“Acima de tudo, fique perto do significado da sua marca. Para mim, a educação é um foco tão forte, então, embora eu vá adaptar e alterar o conteúdo para permanecer relevante, meus valores e significado da marca não mudam”, destaca Halliday.

Embora possa ser assustador estabelecer-se em uma nova plataforma, é claro que as recompensas estão lá para as marcas preparadas para dar o salto.

Como diz Nommensen: “como qualquer novo canal, há testes e aprendizado envolvidos no TikTok Shop, mas, desde que os comerciantes mantenham uma mentalidade ágil e uma abordagem flexível, eles podem descobrir rapidamente o que funciona e como obter sucesso na plataforma. Embora pode parecer um salto no início, o feedback esmagador de comerciantes, criadores e nossa comunidade é que vale a pena o esforço”, finaliza.

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Fonte: Forbes