Logo E-Commerce Brasil

TikTok: comércio da plataforma se compara ao Instagram e Facebook?

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

O TikTok é a plataforma de comércio social do momento, pois marcas e profissionais de marketing procuram lucrar com o fenômeno #TikTokMadeMeBuyIt . Embora o TikTok possa não ter uma base de compradores tão grande quanto o Facebook ou o Instagram , seus compradores são altamente ativos e engajados.

O TikTok é um forte impulsionador da intenção de compra. Se o #TikTokMadeMeBuy nos ensinou alguma coisa, é que uma variedade aparentemente aleatória de produtos, de calças de ioga a limpadores de tapetes e molhos para ranchos, pode rapidamente se tornar viral e levar a vendas. A força do TikTok na descoberta é alimentada por seu algoritmo, que exibe conteúdo relevante e divertido para os usuários no feed principal e personalizado “Para você”. Esses vídeos geralmente apresentam produtos, incluindo itens que um usuário nunca considerou antes de vê-los no feed.

As pessoas que compram no TikTok navegam e compram mercadorias com mais frequência do que os compradores em outras plataformas sociais. Mais de um quinto dos compradores do TikTok em todo o mundo disseram que compravam produtos no TikTok “o tempo todo”, à frente de todas as outras plataformas medidas, de acordo com a pesquisa Bazaarvoice de janeiro de 2022. O estudo não indicou onde essas compras foram concluídas, no entanto.

Muitas compras inspiradas no TikTok acontecem fora da plataforma , inclusive em sites de comércio eletrônico, em lojas ou mesmo em redes sociais rivais com ofertas de comércio mais robustas, como Facebook e Instagram. Em alguns casos, o TikTok pode facilitar esse comportamento: permite que as empresas direcionem as pessoas para suas contas do Instagram (e do YouTube ) com um link incorporado na parte superior de seus perfis do TikTok.

A maquiagem do usuário mais jovem do TikTok ajuda a explicar os altos níveis de compra fora da plataforma. Adolescentes e jovens adultos compõem o núcleo da base de usuários do TikTok nos EUA. Eles são mais inclinados do que as gerações mais velhas a acompanhar as tendências atuais e serem influenciados a comprar com base nelas, mas podem ter menos poder de compra ou não ter acesso a métodos de pagamento digitais. Mas muitos desses adolescentes e jovens adultos compartilham o conteúdo do TikTok com parentes ou amigos, que compram o item em destaque para eles em outro lugar.

Como resultado, a participação do TikTok no mercado total de comércio social dos EUA permanecerá relativamente pequena. Os consumidores dos EUA gastarão US$ 45,74 bilhões em compras de comércio social este ano, incluindo compras feitas via checkout no aplicativo e aquelas feitas clicando no site de um varejista. O Facebook e o Instagram continuarão a responder pela maioria dessas compras e serão responsáveis ​​pela maioria dos compradores sociais.

Pequeno ainda pode ser poderoso. Nossa previsão não leva em conta as compras na loja ou fora da plataforma que são comuns nas compras #TikTokMadeMeBuyIt. O TikTok também está lançando rapidamente novos recursos para gerar mais compras no aplicativo, incluindo mini-vitrines, links de produtos e a capacidade de integrar catálogos de produtos em formatos de anúncios selecionados e transmissão ao vivo. Isso ajudará a capturar mais gastos com comércio social.

Leia também: TikTok anuncia integração com e-commerce e WhatsApp Business para empresas anunciantes

Fonte: eMarketer