Logo E-Commerce Brasil

ThredUp oferece alternativa sustentável em moda

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

A ThredUp oferece às marcas de moda uma alternativa para entrar no lado certo do meio ambiente e alimentar o desejo dos consumidores por algo novo para vestir; só o novo da ThredUp é algo velho do armário de outro consumidor.

O modelo de negócios da indústria da moda é baseado na obsolescência planejada. A cada temporada, milhares de marcas de moda apresentam coleções totalmente novas, e grandes mudanças nas tendências da moda ocorrem previsivelmente a cada cinco a sete anos, todas destinadas a estimular uma série de novas compras de moda.

Mas as pessoas e o planeta pagam um alto preço por ceder ao plano de obsolescência da indústria da moda. De acordo com a McKinsey , a indústria da moda produziu roupas suficientes em 2014 para fornecer quase 14 itens individuais para cada pessoa viva no mundo, e sem dúvida aumentou desde então.

Ao bombear constantemente um fluxo constante de novos produtos, a indústria produz cerca de 10% das emissões globais de gases de efeito estufa , usa mais energia do que as indústrias de aviação e transporte combinadas e joga fora 20% das águas residuais globais, ao mesmo tempo em que é a segunda maior economia de água. indústria intensiva do mundo.

À medida que a indústria trabalha horas extras para limpar seu ato, o modelo de negócios subjacente à obsolescência da moda permanece inalterado. Mas não é sustentável, pois os consumidores se tornam cada vez mais conscientes de seu preço. Eles estão começando a quebrar o ciclo vicioso de consumo em que se baseia a indústria da moda, que é caro para eles e destrutivo para o meio ambiente.

Chamado de Revenda como Serviço (Raas), o ThredUp permite que marcas de moda e varejistas expandam seu modelo de negócios para vender itens novos e usados ​​com cuidado para atender à crescente legião de consumidores conscientes que desejam economizar dinheiro e ajudar o meio Ambiente. A ThredUp chama esses clientes de “econômicos”.

ThreuUp: economia

Ao contrário dos brechós de antigamente que eram forçados a viver frugalmente, a geração moderna de brechós, embora ainda interessada em economizar dinheiro, está cada vez mais motivada a mudar seus hábitos de compras para fazer uma diferença real no mundo.

“Quando debatemos o uso do termo ‘econômico’ em nossas comunicações, nos perguntamos se isso equivaleria a coisas baratas ou de baixa qualidade”, explicou Anthony Marino, presidente da ThredUp. “Mas descobrimos que era um termo evocativo de um estilo de vida não aspiracional e se tornou um ativo para nos conectarmos com compradores preocupados com valor duradouro, sustentabilidade e uma nova maneira de fazer compras.”

Também impulsionando o estilo de vida parcimonioso é que os poupadores recebem uma recompensa psicológica por seu novo hábito de compras. “A economia é como um esporte. Dá um pouco de trabalho examinar muitas coisas, mas os brechós sentem uma onda de endorfina quando descobrem que o vestido Diane von Furstenberg custa US $ 39 em vez de US $ 139. Hoje tornou-se um distintivo de honra economizar, em vez de um estigma.”

É por isso que 72% dos consumidores que se consideram brechós se orgulham de compartilhar suas descobertas de segunda mão com outras pessoas, de acordo com uma pesquisa realizada pela GlobalData entre 3.500 adultos americanos e publicada na décima edição da ThredUp de seu “ Resale Report 2022 ”.

A Thredup estima que mais da metade dos consumidores americanos são ou têm potencial para se tornarem poupadores. Cerca de 57% dos consumidores revenderam roupas em 2021 e mais da metade (53%) relatou comprar de segunda mão no ano passado, um aumento de 22 pontos em relação a 2020.

A economia se tornou uma coisa que 41% daqueles que se descrevem como brechós compram em segunda mão primeiro, e são apaixonados por isso. Quase metade dos consumidores que compraram roupas de segunda mão em 2021 compraram dez ou mais itens usados.

Revenda

À medida que o estilo de vida econômico cresce, a subsistência das marcas de moda é ameaçada, principalmente no mercado norte-americano, onde o mercado de roupas de segunda mão deve crescer 16 vezes mais rápido que o mercado de moda de primeira mão até 2026. É aí que a ThredUp e seu serviço RaaS podem ajudar as marcas preencher a lacuna.

“Marcas e varejistas estão começando a reconhecer que a próxima onda de crescimento da moda é a revenda”, compartilhou Marino. “Quase 80% dos executivos de marcas de moda e varejo pesquisados ​​disseram que seus clientes já estavam comprando usados. Eles agora estão sendo forçados a perguntar ‘Qual é a nossa estratégia de revenda?’”

Até à data, a ThredUp estima que apenas 41 marcas fazem da revenda uma oferta de produtos , sendo a grande maioria – 33 no total – novas no negócio, tendo estabelecido as suas lojas de revenda em 2021 ou nos primeiros três meses de 2022. E são grandes marcas com uma base de clientes fiéis que conta com essas marcas para serem responsáveis ​​com eles e com o meio ambiente, incluindo Eileen Fisher, Lululemon, REI, Patagonia, Levi’s e Madewell.

Reconhecendo que a revenda é uma oportunidade de crescimento para marcas estabelecidas, mas que requer um conjunto totalmente novo de recursos que a ThredUp domina, está oferecendo às marcas duas maneiras de entrar no movimento da revenda – um Programa de Recuperação, onde as marcas podem fornecer Out Kits para os clientes transformarem suas roupas e acessórios usados ​​de qualquer marca em crédito para sua marca, e uma Loja de Revenda Online da Marca para agregar a revenda ao próprio site de e-commerce da marca.

Atualmente, o Walmart, Target, Reform, Crocs, Farfetch, Lacuna, Banana Republic, Athleta, Fabletics, MM La Fleur, entre outros participam com ThredUp.

As marcas de moda que oferecem revenda enviam uma mensagem poderosa e reforçadora aos clientes de que a qualidade de seus produtos é excepcionalmente alta, o que impulsiona o crescimento da marca nos mercados primário e secundário.

Sabemos há muito tempo que as marcas de luxo justificam parcialmente seus altos preços porque seus produtos retêm valor ao longo do tempo. Para os consumidores da geração Z e do milênio da próxima geração, a retenção de valor está se tornando uma consideração não apenas para o luxo, mas para qualquer compra de moda, com 46% dizendo que o valor de revenda agora se tornou parte de sua equação de compra de moda.

“Os consumidores estão sempre procurando alternativas mais inteligentes”, disse Marino. “Há algo inerentemente inteligente na economia. É um prazer sem culpa, não uma forma destrutiva de consumismo, mas uma maneira consciente de consumir.”

E ele continuou: “É muito inteligente para as marcas de moda se anteciparem às tendências de revenda. Eles estão em uma bifurcação na estrada. Eles podem colocar a cabeça na areia ou começar e aprender. Os varejistas que entrarem na revenda terão uma vantagem distinta e aumentarão a participação na carteira ao combinar novos itens com roupas usadas na mesma experiência.”

E, em última análise, as marcas de moda que incorporam a revenda em seu modelo de negócios existente podem ganhar algum tempo para reprojetar seus processos de fabricação atuais, que Kearney relata não estar indo tão bem.

No último relatório Circular Fashion Index 2022 da Kearney , a média do índice da indústria subiu apenas de 1,6 há dois anos para 2,97 em cada dez em sua medida dos esforços das marcas de moda para estender o ciclo de vida de suas roupas e reduzir seu impacto ambiental.

“Acho que a melhor peça de roupa é aquela que já existe”, disse Theanne Schiros , professora assistente do Fashion Institute of Technology e investigadora principal do Centro de Ciência e Engenharia de Pesquisa de Materiais da Universidade de Columbia. “O melhor tecido é o tecido que já existe. Manter as coisas na cadeia de suprimentos em tantos loops e ciclos quanto possível é muito, muito importante.”

Leia também: Varejistas de moda lançam guia de boas práticas para embalagens sustentáveis de e-commerce

Fonte: Forbes