Responsável pelo estudo do Mapa da Fraude, a ClearSale analisou o número de tentativas de fraudes no 1º trimestre de 2022. Ao todo, o e-commerce brasileiro sofreu quase 785 mil tentativas de fraudes apenas nos primeiros três meses do ano, um aumento de 23,6% em relação ao mesmo período de 2021. No ano passado, foram registrados 635 mil pedidos potencialmente fraudulentos.
O estudo extraiu dados de um total de 39 milhões de pedidos analisados pela ClearSale, empresa especializada em soluções antifraudes nos mais diversos segmentos, incluindo o e-commerce. Apesar do crescimento, o levantamento mostra que as tentativas de fraudes representaram apenas 2% do total de pedidos no varejo digital.
“Os números confirmam uma tendência que apontávamos: quanto maior o fluxo de usuários no e-commerce, maior é a quantidade de estelionatários tentando aplicar golpes e explorar a inexperiência dos entrantes no mercado. Apesar disso, a baixa porcentagem dos pedidos potencialmente fraudulentos mostra uma maior maturidade das pessoas e das empresas em relação à cibersegurança, já que as compras digitais se tornam, cada vez mais, um hábito diário”, aponta Rodrigo Sanchez, diretor executivo Comercial da ClearSale.
Por dentro dos produtos mais fraudados
Assim como no Mapa da Fraude – Resultados 2021, no primeiro trimestre de 2022, os celulares continuaram como líderes no ranking de categorias com mais tentativas de fraude, com 7,1% do total de vendas. Na sequência estão os eletrônicos (7%), informática (5,4%), ar-condicionado (4,8%) e itens automotivos (4,7%).
Análise por região
Pelo terceiro ano seguido, considerando os balanços de primeiro trimestre, a região Norte é a que tem, em números proporcionais, a maior quantidade de tentativas de fraude. Nela, 3,5% dos pedidos no e-commerce são tentativas de fraude contra 2,7% no Nordeste, 2,4% no Centro Oeste, 1,9% no Sudeste e 1,1% na região Sul. No primeiro trimestre de 2021, 4,2% dos pedidos na região Norte foram tentativas de fraude.
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