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Número de tentativas de fraudes no e-commerce no 1º trimestre aumentou 23,6% de 2021 para 2022, aponta ClearSale

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Responsável pelo estudo do Mapa da Fraude, a ClearSale analisou o número de tentativas de fraudes no 1º trimestre de 2022. Ao todo, o e-commerce brasileiro sofreu quase 785 mil tentativas de fraudes apenas nos primeiros três meses do ano, um aumento de 23,6% em relação ao mesmo período de 2021. No ano passado, foram registrados 635 mil pedidos potencialmente fraudulentos.

O estudo extraiu dados de um total de 39 milhões de pedidos analisados pela ClearSale, empresa especializada em soluções antifraudes nos mais diversos segmentos, incluindo o e-commerce. Apesar do crescimento, o levantamento mostra que as tentativas de fraudes representaram apenas 2% do total de pedidos no varejo digital.

“Os números confirmam uma tendência que apontávamos: quanto maior o fluxo de usuários no e-commerce, maior é a quantidade de estelionatários tentando aplicar golpes e explorar a inexperiência dos entrantes no mercado. Apesar disso, a baixa porcentagem dos pedidos potencialmente fraudulentos mostra uma maior maturidade das pessoas e das empresas em relação à cibersegurança, já que as compras digitais se tornam, cada vez mais, um hábito diário”, aponta Rodrigo Sanchez, diretor executivo Comercial da ClearSale.

Por dentro dos produtos mais fraudados

Assim como no Mapa da Fraude – Resultados 2021, no primeiro trimestre de 2022, os celulares continuaram como líderes no ranking de categorias com mais tentativas de fraude, com 7,1% do total de vendas. Na sequência estão os eletrônicos (7%), informática (5,4%), ar-condicionado (4,8%) e itens automotivos (4,7%).

Análise por região 

Pelo terceiro ano seguido, considerando os balanços de primeiro trimestre, a região Norte é a que tem, em números proporcionais, a maior quantidade de tentativas de fraude. Nela, 3,5% dos pedidos no e-commerce são tentativas de fraude contra 2,7% no Nordeste, 2,4% no Centro Oeste, 1,9% no Sudeste e 1,1% na região Sul. No primeiro trimestre de 2021, 4,2% dos pedidos na região Norte foram tentativas de fraude.

Leia também: Mapa da Fraude: estudo da ClearSale apresenta as tentativas de fraude em 2021