Logo E-Commerce Brasil

Tentativas de fraude ao e-commerce caem durante pandemia, diz Konduto

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

As tentativas de fraude ao comércio eletrônico brasileiro caíram cerca de 10% durante a pandemia do novo coronavírus, de acordo com levantamento da Konduto, antifraude para e-commerces e pagamentos digitais.

Mudança no cenário de fraudes

Segundo dados da empresa, a taxa de tentativas de fraude ficou em 3,58% entre 1 e 15 de março. Além disso, oscilou para 3,21% entre os dias 16 e 30 do mês passado, quando a crise se agravou e medidas de isolamento social foram tomadas por todo o país. Este índice, vale ressaltar, não representa fraudes efetivas, já que a maioria das tentativas é barrada por sistemas antifraude, meios de pagamento, bancos emissores ou pela própria loja virtual.

Para Tom Canabarro, CEO e cofundador da Konduto, a queda nas tentativas de fraude pode ser atribuída a dois fatores: o primeiro é o aumento dos pedidos legítimos no e-commerce durante a quarentena — o que “diluiu” o número de compras ilegítimas. Além disso, há também a questão da estratégia adotada pelos criminosos.

“Temos notado durante a pandemia muitos golpes que visam a população em geral, e não as lojas virtuais num primeiro momento. Os fraudadores estão apostando em phishing, envio de links maliciosos e disseminação de fake news, dentre outras práticas, para roubar dados sensíveis das vítimas ou para aplicar golpes financeiros e de extorsão contra quem cai nestas armadilhas”, afirmou Canabarro.

Mudança no ticket médio

Ainda de acordo com a Konduto, o ticket médio dos pedidos fraudulentos também registrou queda. Dessa forma, passou de R$ 916,38 para R$ 829,93. A empresa ainda levantou os segmentos que tiveram maior aumento e maior redução no índice de tentativa de fraudes em meio à crise do novo coronavírus.

Clique aqui para ver o estudo completo.

Leia também: Varejo online de moda cresce 48% ao transformar vendedoras em “consultoras digitais”.