Logo E-Commerce Brasil

Tendências para 2022: pesquisa mostra expectativas dos lojistas com relação ao e-commerce

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Pesquisa realizada pela Samurai Experts em parceria com o E-Commerce Brasil mostrou que pelo menos 87% dos lojistas tem o hábito de acompanhar conteúdo sobre o mercado.

Imagem de uma miniatura de caixa de papelão sobre o teclado de um computador

Entre as fontes de informação preferidas dos respondentes estão: sites especializados (84%), Instagram (63%), YouTube (63%), eventos (57%), LinkedIn (48%), newsletters (48%), Facebook (30%) e Twitter (9%).

Para 2022

Os lojistas responderam que para 2022 os principais objetivos são: melhorar as estratégias de marketing e fidelizar clientes, ambos com 63% das respostas. Na sequência, 57% responderam ainda que pretendem aumentar a taxa de conversão no checkout.

Com menos respostas, mas ainda de forma relevante, estão os que responderam que desejam investir em logística de pedidos e entregas (39%), implantar tendências e inovações (33%) e, por fim, os que desejam trazer parceiros para dar suporte (15%).

Melhorias

Além dos investimentos, 69% dos lojistas desejam fazer investimentos em marketing, 51% em logística, 48% em tecnologia, 45% em atendimento e 30% em pagamentos.

Tendências

Personalização das experiências dos clientes dentro da loja virtual foi a tendência mais apontada como de interesse dos lojistas que responderam a pesquisa, com 81%.

Além disso, 51% dos lojistas querem também seguir alguma tendência relacionada à criação de estratégias para omnichannel.

42% falaram sobre tendências de disponibilidade de novos meios de pagamento e 39% sobre a implementação do Live Commerce.

Leia também: Quatro etapas para a transformação digital em 2022.