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Tecnologia leva mais compradores às lojas físicas

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

A informação captada pelo celular impacta cada vez mais os consumidores no momento de decisão de suas compras. Como as pessoas estão em constante deslocamento, os equipamentos móveis tornaram-se aliados para otimização das tarefas. Atualmente são 125 milhões de usuários de celulares no Brasil (Nielsen Mobile Report – 2015), dos quais 91,6 milhões têm acesso à internet e 76 milhões usam smartphones.

Esta enorme base de usuários tornou-se extremamente pró-ativa em baixar apps ou em se conectar a plataformas que lhes permitam se preparar para realizar uma compra ou comprar da forma mais inteligente, de forma a economizar dinheiro e tempo na busca pelos melhores produtos e marcas.

Quando se trata de digital e mobile, muitos varejistas se concentram principalmente no e-commerce, mas a realidade é que, mesmo em um mercado muito inovador como o dos Estados Unidos, a grande maioria dos cerca de US$ 5 trilhões obtidos por meio das vendas de varejo, em lojas físicas: o e-commerce representou apenas 7,1% das vendas no varejo em 2015 (E-Marketer, 21 de dezembro de 2015).

Isto significa que os varejistas devem oferecer aos clientes a informação certa no momento certo, para influenciar os consumidores a irem às lojas e nas suas intenções da compra.

De acordo com a pesquisa realizada pelo Google sobre o Mercado Consumidor (maio de 2014), 80% dos consumidores quer ver anúncios relevantes próximos à sua cidade, CEP ou imediações. Dados do Google também mostram que a maioria dos consumidores que estão pesquisando dão um pulo na loja física que estiver em até 8 quilômetros de distância.

Revolução digital
Um aplicativo italiano, chamado AondeConvem, está crescendo quase 10 mil downloads por dia no Brasil e mais de 1 milhão por mês no mundo, por conta de suas funcionalidades que permitem que os usuários descubram ofertas próximas ao local onde eles estão. AondeConvem mostra aos usuários informações geolocalizadas sobre promoções, novos produtos, lojas, hora de abertura e formas de contatar os principais varejistas e marcas de cada categoria de compras, fazendo com que o usuário possa fazer as melhores escolhas e economize tempo e dinheiro.

“A mídia no mobile vem crescendo muito rapidamente. Na internet, vemos que diversos setores da economia não exploram todas as oportunidades, principalmente os do varejo offline. Hoje em dia, as pessoas vivem cheias de tarefas e não têm tempo para se dedicar às compras. O que propomos aos consumidores é a possibilidade de economizar e gastar menos tempo. E, para os varejistas, abrir um novo canal de comunicação e relacionamento capaz de captar a atenção do consumidor super conectado que ainda compra em lojas físicas. Os varejistas precisam integrar o digital ao físico, através de uma estratégia que pense todas as informações fluindo por um único canal. Esta integração mobile é chamada de info-commerce, e permite que as pessoas se conectem através da informação enviada por seus varejistas preferidos, próximos ao seu local e de forma muito precisa”, comenta Daniel Simões, Country Manager do AondeConvem no Brasil.

Buscar informações sobre produtos e serviços em smartphones é um comportamento que ganha cada vez mais força e a tendência é que daqui a poucos anos tudo será encontrado através dos smartphones. Somente nos EUA (Pesquisa do Consumidor Google – 2014), a porcentagem da mídia online em 2016 deve ser de 12,2% e estima-se que, em 2019, chegue a 12,9%. Já a porcentagem da mídia mobile deve saltar de 8,3% para 11,5% no mesmo período.

Comprovando este fato, um estudo feito pela Deloitte evidencia que “ano após ano, tanto a influência digital como a influência móvel nas compras no varejo offline crescem na casa dos dois dígitos, com o maior aumento no uso de celulares, se comparado a outros meios digitais. O digital influenciou US$ 1,7 trilhão em vendas físicas somente no último ano; comparado a apenas US$ 0,33 trilhão nos últimos anos. Já a influência mobile em vendas em lojas físicas saltou de US$ 0,16 trilhão, em 2012, para quase US$ 1,0 trilhão” (NAVIGATING THE NEW DIGITAL DIVIDE – Capitalizing on digital influence in retail, 2015).

Seguindo a mesma tendência, o AondeConvem reinventou a forma de saber se uma promoção de um produto ou uma viagem, por exemplo, está ou não está disponível em tempo real. O panfleto de papel vem sendo, aos poucos, substituído por panfletos online, gerando uma economia substancial nos investimentos dos varejistas na divulgação de suas ofertas.

Criado na Itália, o AondeConvem tem mais de 5 milhões de usuários no Brasil que procuram por mais de 4,5 milhões de encartes, com descontos, ofertas e lançamentos de produtos e serviços próximos ao local onde residem ou trabalham. O AondeConvem está entre os 3 mais baixados na loja do Google para a categoria Shopping e tem mais de 200 varejistas como clientes.

Fonte: Decision Report