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Como a tecnologia headless pode acelerar a transformação digital

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Nas últimas semanas, muitos negócios procuraram digitalizar suas operações para continuar no mercado após a pandemia de Covid-19. E uma tecnologia que pode ser útil, ainda mais nesse momento, é o headless, segundo Eduardo Serra, Business Development Manager da Digital Hub, durante o The Future Of Ecommerce | Tech, nesta quarta-feira (13).

No e-commerce, existem duas camadas: front end, que é o que o usuário por desktop ou aplicativo; e o back end, que são as negócios, como método pagamento, cálculo de frete etc. O headless é mais uma camada que para consultar o que está dentro do back end. “Com o headless é possível integrar tecnologias distintas trabalhando em paralelo, possibilitando novas experiências ao cliente”, explica Serra.

Benefícios do headless

  • Velocidade: projetos podem rodar em paralelo;
  • Segurança: informações trafegam via API;
  • Flexibilidade: desenvolvedores podem utilizar linguagens distintas;
  • Integrações: consumo de API comum a todos;
  • Custo: podem ser utilizadas tecnologias conforme o budget;
  • Atualização: tecnologias podem estar sempre atualizadas;
  • Omnichannel: vários canais consumindo e alimentando informações.

O headless funciona para todo mundo?

Para Serra, a resposta é ‘depende’. “Se a empresa tem sistemas diferentes, sim, é para a sua empresa. Com o headless, posso trazer experiências únicas para o consumidor final, vendedores e até diretoria, por exemplo. O headless é interessante para as empresas com multicanalidade e várias frentes a serem exibidas”.

O headless acelera o processo digital de cenários complexos, mas o especialista ressalta que nem sempre é a melhor opção, principalmente para os pequenos e médios negócios durante a pandemia. “Acho mais interessante buscar soluções que possam ser implantadas rapidamente, sem custos altos, pois não sabemos o dia de amanhã. Pode até ser criar um Instagram para loja pequena. Não necessariamente precisa de uma tecnologia cara”, aconselha.

Confira a apresentação completa do Eduardo Serra:

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Por Dinalva Fernandes, da redação do E-Commerce Brasil