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Tecnologia de jogos auxilia no e-commerce de luxo; entenda

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

A tecnologia de ajuste virtual nunca teve sucesso generalizado, mas uma nova empresa de tecnologia de moda está pronta para mudar tudo. O Bods permite que os compradores on-line visualizem como roupas de vários tamanhos ficarão e se encaixarão na vida real por meio de uma renderização digital gerada por IA de seu corpo real.

A empresa, fundada pela ex-modelo Christine Marzano recentemente garantiu US $ 5,6 milhões em financiamento inicial da Stellation Capital, além da modelo Karlie Kloss e da cofundadora da Rent the Runway, Jenny Fleiss.

Aqui está como funciona. Seu avatar exclusivo ou ‘Bod’ é criado a partir de duas fotografias enviadas por meio de visão computacional e aprendizado de máquina. Após o processo inicial que leva apenas 10 segundos, os usuários podem fazer pequenos ajustes por meio de controles deslizantes simples. Pode-se também efetuar o processo inserindo busto, quadril, peso e altura – os dados do agregador de tamanho puxam o resto – no entanto, as fotos fornecerão uma representação mais fiel. Os usuários só precisam criar seu Bod uma vez enquanto ele viaja por meio de seu perfil.

A tecnologia – habilitada para dispositivos móveis e desktops – usa a ferramenta de criação 3D, Unreal Engine , que alimenta plataformas de jogos como Fortnight e também é usada em programas de TV como The Mandalorian , da Disney .

Além da aparência geral, a funcionalidade de mapeamento de calor permite que os usuários ampliem o zoom para ver onde as roupas ficarão soltas ou apertadas. “Se você está gastando US$ 1.500 em um suéter, você quer saber”, diz Bods’ Marzano.

Marzano encontrou o software pela primeira vez quando estava trabalhando em Los Angeles, fazendo captura de movimento para personagens da indústria de jogos de computador. “Fiquei dizendo que achava que a tecnologia poderia ser usada fora dos jogos e, por ter formação em moda, era o lugar que fazia mais sentido para mim porque entendia e também era onde eu tinha a maior rede”, ela disse. diz. Ela estagiou em uma empresa de captura de movimento para adquirir os aprendizados necessários e lançou o Bods em junho de 2021.

Após um teste beta no site de comércio eletrônico da badalada marca nova-iorquina Khaite, que de fato vende suéteres de US$ 1.500, a tecnologia de ajuste virtual Bods está sendo lançada neste verão nos sites de comércio eletrônico de três marcas de luxo não reveladas — dos mercados norte-americano e europeu.

Os números do julgamento de Khaite falam por si. A duração da sessão – principalmente após a criação dos Bods – aumentou 93% e houve um aumento de 11% no tamanho do carrinho. As assinaturas de listas de discussão aumentaram mais de 100%, diz ela – “pessoas que são clientes há anos, mas nunca se inscreveram”. Os dados de devoluções ainda estão sendo coletados, mas, curiosamente, as pessoas mudaram o tamanho que compraram no suéter mais vendido da marca.

“Anteriormente, eles compravam peças pequenas e extra pequenas e as devolviam porque o suéter é realmente cortado, mas depois de usar Bods, as mesmas pessoas compravam em tamanho médio ou grande e, como resultado, a Khaite mudou todo o guia de tamanhos.”

Além de sua natureza fotorrealista – que ressoa com marcas de moda de luxo – outra razão importante pela qual Marzano escolheu trabalhar no Unreal Engine foi a interoperabilidade do software – entre diferentes metaversos , por exemplo.

No entanto, enquanto alguns dos parceiros da Bods desejam realmente se beneficiar desse recurso de exportação, Marzano está, por enquanto, mais preocupado em aumentar a utilidade dentro do status quo do comércio eletrônico mais estabelecido.

“Acredito muito na Web 2.5”, diz ela – sendo a Web 2.5 a maneira como as marcas estão alavancando os ativos da Web 3.0 no contexto dos atuais modelos de negócios da Web 2.0 – denominando Bods como “uma ponte para o metaverso”.

Ela permanece cética quanto aos benefícios financeiros do metaverso na forma atual. “Ainda não chegamos lá. Claro, está aumentando a exposição das marcas, mas elas estão convertendo? Essa é a grande questão”, diz ela, acrescentando que “muitas experiências do metaverso estão atualmente visando apenas a geração Z ou nativos de jogos, o que não é a maioria dos clientes de luxo”.

Notavelmente, as idades dos 7.000 clientes que construíram Bods com Khaite variaram de pessoas de 20 a 60 anos. De acordo com Marzano, “você precisa levar seu cliente onde ele está agora e fornecer a ele algo que seja fácil de usar e que sirva a um propósito”.

“Então, se uma marca está fazendo uma experiência de metaverso e eles podem simplesmente exportar seu Bod, isso faz muito mais sentido do que tentar fazer com que as pessoas cheguem a coisas que não parecem estar totalmente prontas.”

Quanto à sua própria formação em moda, isso lhe deu grande credibilidade na hora de contratar marcas de luxo, ela afirma.

“Eles confiam que eu entendo seus desejos e necessidades, sua linguagem e que não vou colocar nada em seu site que não se encaixe perfeitamente com sua estética”, diz ela, citando tudo, desde as roupas de base do avatar até o fato que existem mais de 54 tons de pele fotorrealistas baseados na linha de base Fenty. “A maioria das outras ferramentas oferece sete no máximo.”

“Todas as decisões foram tomadas olhando através de lentes de luxo. A resposta esmagadora daqueles que experimentaram o produto no Khaite foi que nossa solução parecia a melhor e parecia a mais elevada. Muitos esforços anteriores vieram puramente do lado da tecnologia, que lançou um produto que parecia desarticulado de uma experiência de moda”.

No futuro, a Bods está desenvolvendo seu próprio site, onde os usuários poderão criar um Bod in situ para uso em sites de parceiros. “Também estamos desenvolvendo nossa plataforma para que as pessoas possam estilizar itens em nosso site misturados e combinados de nossos parceiros”, revela Marzano. Além disso, haverá opções para comprar roupas digitais – versões autônomas e gêmeos digitais associados ao produto do mundo real.

Para começar, as vendas serão realizadas por meio de programas de afiliados, mas Marzano está atualmente em discussões com marcas sobre um modelo de mercado Bods nos moldes da Farfetch.

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Fonte: Forbes