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Taxa de recompra no varejo bate 58% na Black Friday de 2023

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

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Não eram nem 10 horas da manhã do dia 24/11 e, várias das marcas que a Dito atende, já haviam batido a meta da Black Friday ou conquistado mais de 75% dela. Esse resultado é fruto de um conjunto de ações que tem início, no mínimo, quatro meses antes da sexta-feira mais famosa do ano.

Black Friday 2023 - Dito CRM
(Imagem: Freepik)

Dentre as principais atividades promovidas pela Dito no período, é possível citar:

+ No início de agosto é feita a abordagem dos Gestores de CRM e de E-commerce para planejar as campanhas que serão disparadas e projetar os objetivos;
+ É iniciada a produção de uma série de conteúdos (artigos, e-books, webinars) com as estratégias mais eficazes para a Black FridayCyber Monday e Natal;
+ São realizadas visitas técnicas presencialmente aos clientes a fim de produzir insights e discutir indicações relevantes;

Logo nos primeiros dias de agosto, os Consultores de Sucesso do Cliente da Dito abordam os Gestores de CRM e de E-commerce, por exemplo, para planejar as campanhas que serão disparadas e projetar os objetivos.

A equipe de Marketing passa a produzir uma série de conteúdos (artigos, e-books, webinars) com as estratégias mais eficazes para a Black Friday e Cyber Monday.

Gestores e Diretores começam a visitar os clientes presencialmente, a fim de produzir insights e se colocarem à disposição para este momento tão importante do varejo. E o desfecho desses atos não poderia ser outro! Novamente, em 2023, as marcas que utilizam a plataforma de CRM da Dito tiveram um desempenho notável.

Um dos primeiros resultados que mais chamou a atenção foi a taxa de recompra. Considerando o mês de novembro como um todo, em 2022, os varejistas que a Dito atende atingiram a taxa de recompra de 59%. Em 2023, esse número subiu para 63.9%.

E em 2022, conforme o título do texto, no dia exato da Black Friday, a taxa de recompra foi de 53.5%. Em 2023, essa porcentagem saltou para 58.6%.

Essa apuração mostra que, mesmo num cenário de recessão no varejo, quando se produz conteúdos e ofertas realmente personalizadas, é possível sim ativar a base de consumidores e faturar mais.

E outro dado interessante levantado diz respeito à receita total processada.

Em novembro de 2022, os clientes da Dito do segmento de Moda, que tem mais de 2 anos de CRM implementado, processaram a receita de R$ 876 milhões. Em 2023, essa quantia evoluiu para R$ 945 milhões (+8%).

E o resultado positivo também foi averiguado no dia exato da Black Friday. Em 2022, a receita total processada foi de R$ 275 milhões. Em 2023, esse valor cresceu para R$ 309 milhões (+12%).

Essa informação evidencia a importância de “controlar a ansiedade” quando se fala de um projeto de CRM. Esse tipo de estratégia costuma colher bons frutos no médio-longo prazo, entretanto, quando a operação se consolida, o crescimento daí a diante, tende a ser recorrente.

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