Projeto mantido por:

  Redação E-Commerce Brasil

SUVs e Pick-ups são preferência dos brasileiros, aponta estudo do Mercado Livre

Quinta-feira, 05 de maio de 2022   Tempo de leitura: 3 minutos

Há algum tempo, os automóveis Hatch e Sedan eram os preferidos e mais visados pelos brasileiros. Hoje, porém, eles perdem cada vez mais espaço para outros tipos de carroceria na preferência dos consumidores por carros 0km. O Mercado Livre, em seu estudo trimestral de veículos, identificou que modelos SUV e pick-up foram responsáveis por 56% da procura (acessos a anúncios) por automóveis novos, no primeiro trimestre de 2022.

Leia também: No Dia das Mães, 45% dos consumidores farão menos compras

As SUVs destronaram os Hatchs na liderança e foram responsáveis por 33% das visitas em anúncios. Por outro lado, as pick-ups aparecem na segunda posição, com 23% da procura — apesar de serem apenas o quarto tipo de carroceria mais anunciado. Entre os modelos mais procurados, as duas primeiras colocações ficam com duas caminhonetes: Toro e Strada, ambas fabricadas pela Fiat.

Mudança na locomoção

Segundo Luciano Ávila, head de Motors do Mercado Livre, a transição dos Hatchs e Sedans para outros carros vêm com as mudanças na forma como as pessoas se locomovem. Neste caso, em especial nos centros urbanos, com os aplicativos de carona consolidados como alternativa modal junto ao transporte público. “Vemos, um crescimento na demanda por automóveis de ticket médio maior, para circunstâncias em que os consumidores não abrem mão do carro. SUVs, maiores e mais confortáveis são para quem busca o ‘carro da família’. Já pick-ups, para quem usa o carro para o trabalho, por exemplo”, diz.

Dentro dessa busca, o executivo aponta 5 modelos mais procurados, sendo três caminhonetes e uma SUV”. “Conforme as necessidades dos consumidores vão se modificando, elas se transmitem não apenas nessa demanda da parte dos compradores, mas também nas ofertas das marcas, que já direcionam a esses modelos seus esforços e novos lançamentos”, completa.

Leia também: Convidadas do Entre Amigos falam sobre mudanças no mercado e na jornada do consumidor

Entre os veículos seminovos, o domínio ainda é dos Hatchs e Sedans, com 29,5% e 23,6% da procura, respectivamente. Entretanto, as SUVs já aparecem na terceira posição, com 16,8% dos acessos em anúncios. Portanto, mostra que apesar de Hatchs e Sedans comporem grande parte da frota nas ruas, esses outros tipos de carroceria ganham terreno entre quem procura um automóvel.

Demanda por tipo de carroceria

Imagem de gráfico

Marcas e modelos preferidos

Com a demanda puxada por Toro e Strada, a Fiat lidera as buscas entre as marcas, seguida por Chevrolet e Toyota. O maior crescimento na procura foi apresentado pela Jeep, levada por modelos como o Renegade e o Compass. Neste caso, a marca saiu da décima para a quinta posição no número de acessos em anúncios em relação ao mesmo período do ano anterior. Entre os seminovos, a demanda segue estável em relação ao período comparativo, com Chevrolet, Fiat e Volkswagen nas primeiras posições, respectivamente.

Entre os carros 0km, os modelos mais procurados são Fiat Toro, Fiat Strada e Chevrolet Onix. O Toro foi o veículo com maior crescimento em relação ao ano anterior, quando sequer constava entre os três modelos mais visados. E, evidenciando o crescimento da Jeep, o Compass aparece na quarta colocação, com procura semelhante ao Onix. Já entre os seminovos, Honda Civic, VW Gol e Toyota Corolla mantiveram as três primeiras colocações.

O Estudo completo do Mercado Livre, incluindo esses e outros dados a partir de oferta, demanda e intenção de compra dos consumidores, está disponível neste link.

Leia também: Amazon promete US$ 20 bilhões em exportações da Índia até 2025

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER