O influenciador digital Killyan Scherk, de 23 anos, trabalha com produção de conteúdo de treinos de musculação há cerca de um ano, quando começou a se dedicar à modalidade. Mais recentemente, se tornou também fisiculturista natural, uma categoria que veta o uso de esteroides e anabolizantes. Killyan encontrou nos suplementos alimentares um aliado na busca de bons resultados. “Whey protein e creatina são os principais suplementos que eu compro. Além disso, eu utilizo multivitamínico e maltodextrina, que é um entretreino, para que durante o treino eu tenha um carboidrato de rápida absorção”, explica.
Killyan é cliente de um mercado que cresce exponencialmente no Brasil e no restante do mundo. Quando começaram a se popularizar, os suplementos tinham como consumidor-alvo apenas atletas de alta performance como o Killyan. Nos últimos anos, esse público se expandiu e, hoje, esse tipo de produto é procurado por pessoas com perfis, idades e objetivos variados.
O consumo de suplementos alimentares está presente na dieta de pelo menos uma pessoa em 59% das famílias brasileiras. O dado foi revelado pela pesquisa “Hábitos de Consumo de Suplementos Alimentares no Brasil”, estudo de mercado realizado pela ABIAD (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres).
No marketplace da RD Saúde, especializado em saúde, bem-estar e beleza, os suplementos são um dos carros-chefe de vendas. “É uma das categorias que têm apresentado maior crescimento e com maior potencial de expansão. Quem produz e vende esse tipo de produto precisa estar preparado para aproveitar o momento e surfar nessa onda de interesse”, diz Maressa Fernandes, coordenadora do Marketplace da RD Saúde.
O diretor da empresa Suplementos Pinhais, Bruno Varella, é também nutricionista e sabe bem do que Maressa Fernandes está falando. “As marcas estão investindo em outros segmentos para atender pessoas que não são esportistas. Há linhas voltadas, por exemplo, para quem fez cirurgia bariátrica. Tem muitos produtos sendo desenvolvidos para idosos. E ômega 3 é quase obrigatório para quem tem mais de 30 anos”.
A Suplementos Pinhais distribui mais de 40 marcas e encontrou na RD Saúde Marketplace uma boa vitrine para oferecer aos clientes produtos que atendem às necessidades de diferentes perfis. “O consumidor hoje tem muito mais conhecimento, sabe o que quer e busca praticidade”, afirma Varella.
Com as redes sociais e as consultas on-line, receber orientação de um nutricionista ficou muito mais fácil, uma popularização que se acentuou a partir da pandemia e abriu novas possibilidades para o mercado de suplementos alimentares. “Os sellers precisam estar ligados nas tendências, saber o que está sendo indicado por médicos e nutricionistas. O interessante é cadastrar no marketplace todos os itens que tiver. Quanto mais sortimento oferecer, maiores são as chances de sucesso”, orienta Maressa.
Além de bons preços, promoções e anúncios bem planejados, Maressa tem uma boa dica: oferecer kits é um diferencial para o consumidor que foi orientado pelos profissionais de saúde a utilizar vários suplementos, mas não tem tempo nem disposição de pesquisar produto por produto.
Variedade de opções e atenção às tendências são a regra do jogo para conquistar um mercado que não deve parar de crescer tão cedo. Milhões de brasileiros buscam o mesmo que o influenciador Killyan: “Quero me sentir bem comigo mesmo e com meu corpo. Não só na questão estética, mas também de força e desempenho”.