Logo E-Commerce Brasil

Suíça lidera índice global de comércio eletrônico, aponta UNCTAD

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A Suíça é o país mais bem equipado para o comércio eletrônico, em uma comparação entre 150 países. No ano passado, 97% da população suíça utilizou a internet, revelou o estudo anual da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), sediada em Genebra.

A nação alpina recebeu uma das notas mais altas (97 de 100) pela fiabilidade dos serviços postais. Este é um elemento-chave das compras online que, em 2018, foram estimadas em US$ 4,4 trilhões globalmente, 7% a mais do que no ano anterior.

Oito dos dez principais países são da Europa — Singapura e Hong Kong foram os outros dois —, tornando-o o principal continente para o comércio eletrônico. Mais de 70% da população adulta no Canadá, nos Estados Unidos e em 10 países europeus fazem compras pela internet. Mas na maioria dos países de baixa renda, essa proporção está bem abaixo de 10%.

Com a pandemia da Covid-19, tornou-se mais urgente para os países que ficaram para trás reforçar sua disposição para o comércio eletrônico. Globalmente, a pandemia deu um impulso às compras online.

Para estabelecer o ranking, a UNCTAD avaliou os países quanto ao acesso a servidores seguros de internet, fiabilidade dos serviços postais e o acesso das pessoas à internet e a uma conta bancária ou serviços financeiros móveis.

Leia também: Pela primeira vez, varejo online deve superar o varejo físico na China

Fonte: swissinfo.ch