Logo E-Commerce Brasil

Sudeste tem alta de 17,60% no faturamento online nos primeiros sete meses deste ano, revela o índice MCC-ENET

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

A região Sudeste do país teve um aumento de 17,60% no faturamento do e-commerce, nos primeiros sete meses do ano. Considerando o mesmo período, as vendas praticadas pela internet registraram alta de 9,46%. Os dados são do índice MCC-ENET, levantamento desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie Comitê em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).

Considerando o mesmo período de vendas, o Sudeste ficou em último lugar comparando com as demais regiões. As demais regiões tiveram o seguinte desempenho: Nordeste (34,26%); Centro-Oeste (33,66%); Norte (24,39%); e Sul (18,94%).

“Os índices do MCC-ENET de Julho/21 mostram que o brasileiro já se habituou a realizar parte significativa de suas compras através do comércio eletrônico. Chegamos a 11% do consumo acumulado em 12 meses, no período que se encerrou em Junho/2021, feito através da Internet, um marco importante para o segmento, que poderá ser superado nos próximos meses, dada a tendência de aceleração das compras online”, afirma Gastão Mattos, responsável pela Divisão de Varejo Online da camara-e.net.

Vendas online no Sudeste

Na composição de vendas online, por região, usando a comparação entre julho e junho, o Sudeste ficou em penúltimo lugar (2,48%), na frente do Sul (−0,89%). As demais regiões configuraram da seguinte forma: Nordeste (5,89%); Centro-Oeste (5,48%); e Norte (3,00%).

Faturamento do Sudeste

Ao observar a métrica de faturamento do setor, julho e junho, desta vez, o Sudeste ficou em terceiro lugar na comparação regional, com variação positiva de (0,09%), atrás do Centro-Oeste (0,22%) e Nordeste (2,02%). A composição regional ficou da seguinte forma: Sul (−0,95%); e Norte (−3,38%).

No acumulado do ano, os dados foram: Nordeste (40,16%); Centro-Oeste (36,64%); Sul (30,04%); Norte (24,17%); e Sudeste (17,60%).

Confira o levantamento completo aqui: https://www.mccenet.com.br/.

Leia também: Magazine Luiza dará ‘dinheiro de volta’ em compra a partir de R$ 30 no McDonald’s.