Logo E-Commerce Brasil

Sudeste tem alta de 11,93% no e-commerce em abril de 2021, revela MCC-ENET

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O Sudeste ocupa o último lugar nas vendas realizadas por e-commerce, ao comparar com as demais regiões do país, considerando os dados de abril de 2021 ante o mesmo mês do ano passado, com alta de 11,93%. Usando a mesma base comparativa, o faturamento do setor na região também teve crescimento: 33,80%. Os dados são do índice MCC-ENET, levantamento desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie Comitê em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).

Considerando o mesmo período das vendas, as demais regiões tiveram os seguintes resultados: Nordeste (42,98%), Sul (23,10%), Norte (19,80%) e Centro-Oeste (17,83%).

“As compras online foram, e seguem sendo, a solução para muitos brasileiros nesse período de isolamento social e na região Sudeste não é diferente. Mesmo com uma pequena retração em relação ao mês anterior, o mercado passou por uma transformação permanente, com ampliação de vendas das categorias de produtos de necessidade diária e entrada de novos consumidores no varejo digital”, afirma Felipe Brandão, secretário executivo da camara-e.net.

E-commerce no Sudeste

De acordo com o levantamento, mesmo com a boa evolução das vendas online, comparando os meses de abril e março, o Sudeste teve queda de (-5,03%). A configuração por região ficou da seguinte forma: Nordeste (-2,26%), Sul (-11,85%), Norte (-12,23%) e Centro-Oeste (-15,09%).

No acumulado do ano, todas as regiões tiveram alta, mas o Sudeste novamente ficou em último lugar (10,62%). Os demais resultados foram: Centro-Oeste (29,06%), Nordeste com (25,21%), Norte (23,16%) e Sul (12,67%).

Faturamento do Sudeste

O faturamento do setor no Sudeste, em abril de 2021 ante março, teve queda de (-1,87%). O Nordeste foi a única região com desempenho positivo: 1,71%. As demais regiões também variaram negativamente Centro-Oeste (-5,76%), Norte (-6,30%) e Sul (-9,98%).

Já no acumulado do ano, todas as regiões tiveram alta: Centro-Oeste (41,87%), Nordeste (34,77%), Norte (31,64%), Sul (24,02%) e Sudeste (20,22%).

Metodologia

Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, o Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.

Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pelo Compre & Confie.

Confira o estudo completo no link: https://www.mccenet.com.br/

Leia também: 65% dos brasileiros estão comprando mais em sites e apps estrangeiros