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  Redação E-Commerce Brasil

Trajetória de sucesso da Movile mostra importância de empresas se reinventarem

Sexta-feira, 09 de agosto de 2019   Tempo de leitura: 2 minutos

Já ouviu falar em venture capital? Esse termo é utilizado para se referir a um capital empreendedor de risco. É uma modalidade de investimento na qual são aplicados recursos — normalmente minoritários — em empresas com o objetivo de sair da operação quando o negócio der lucro. Um exemplo disso é a Movile, empresa brasileira, que atua também em outros países, tais como, Estados Unidos, México, Argentina, Chile, França e Peru.

Na palestra “Movile: Inovação em Marketplaces de Serviços”, apresentada durante a 10ª edição do Fórum E-Commerce Brasil, Eduardo Henrique Lins mostrou alguns pontos que estão ajudando a empresa na busca pelo sucesso. Para o cofundador e diretor de novos negócios da companhia é importante replicar estratégias que vêm mostrando resultado em outras organizações.

Eduardo Lins explicou trajetória da Movile no Fórum E-Commerce Brasil/Valerio Moreira
Eduardo Lins explicou trajetória da Movile no Fórum E-Commerce Brasil 2019/Valerio Moreira

Lins afirmou que a postura de discutir abertamente problemas com os colaboradores, por mais difícil que estes sejam, foi inspirada na Ambev, por exemplo. O importante é ter em mente que esta é uma medida para entender os erros e por meio disso resolver os problemas. Ele, inclusive, questionou: “será que meu concorrente é meu inimigo ou pode ser meu sócio?”.

O executivo explicou que, quando comparada com a mentalidade dos brasileiros — que, normalmente, querem ter 100% do capital de suas companhias — a Movile é uma empresa diferenciada. Nela o que vale é a meritocracia e a eficiência. Zoop, Maplink, Sympla, iFood, Wavy e  PlayKids são as principais empresas que fazem parte da marca. “Se você tem um sonho muito grande, precisa de sócios que te ajudem a realizá-lo”, pontuou Eduardo.

Adaptando-se a um novo mercado

Um dos grandes desafios da empresa, fundada em Campinas, em 1998, foi se modernizar, passando de uma companhia que se comunicava com o cliente via SMS para outra que é conhecida por ter apps com aparência atual e, principalmente, funcionais.

A transição exitosa colocou a Movile no patamar das companhias ambidestras, aquelas que sabem se reinventar. Exatamente o oposto do que ocorreu com Kodak e Blockbuster, por exemplo. “Sempre pensamos na nossa empresa como algo que pode acabar”, salientou Lins.

Dentre os vários aplicativos lançados, Eduardo destacou o sucesso da plataforma infantil da marca. Ele contou que quando um dos sócios da Movile deu a ideia de cobrar R$ 9,90 para que as pessoas assinassem o conteúdo, pensou que nunca daria certo.

Porém o negócio se mostrou uma boa ideia ainda nos testes com o público alvo: pais com filhos pequenos. “Em vez de oferecer vídeos para crianças, descobrimos que vendíamos sossego para os pais”, afirmou.

Estudar e entender o mercado mundial são aspectos fundamentais para qualquer negócio que queira crescer. Pensando nisso, todo ano, além de ir ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, a empresa leva grupos de dez a doze executivos à China para, nas palavras de Eduardo, “aprenderem com os melhores do mundo”. Um exemplo disso é a Meituan Dianping, empresa de entregas chinesa que ganha em um dia o que o iFood lucra em um mês.

Lins encerrou a apresentação dizendo que a grande ambição da Movile é impactar a vida de um bilhão de pessoas. “Seja humilde para aprender. Quando vocês olharem as notícias de sucesso da Movile não pensem que somos superinteligentes, mas que andamos muito rápido, assumimos riscos, aprendemos com os erros e sempre sonhamos muito grande, nos movemos com bastante rapidez e, de preferência, com testes bem baratos”.

Por Eligia Aquino Cesar, colaboração para o E-Commerce Brasil

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