Redação E-Commerce Brasil

Stoom lança e-book para guiar operações omnichannel

Quinta-feira, 25 de março de 2021   Tempo de leitura: 4 minutos

Muito tem se falado sobre operações omnichannel como o futuro de qualquer varejo, atacado ou indústria que tenha uma operação digital. Também é verdade, no entanto, que ainda existem muitas dúvidas sobre o conceito de operação omnichannel e suas vantagens, desvantagens e adaptações. Pensando nisso, a Stoom criou um e-book que trata exatamente desse assunto: o e-commerce e a era omnichannel.

Nesse e-book você vai entender que o conceito de omnichannel está relacionado a manutenção do relacionamento com o cliente por meio de diversos canais, e isso inclui estar presente tanto em aplicativos e tecnologias online, como na loja física e nos dispositivos móveis, com todo esses canais integrados, conversando entre si e mantendo o contexto em cada interação.

Um dos maiores benefícios da estratégia omni é que tanto a sua marca passa a ser percebida sem rupturas quanto o próprio cliente. Isto é, a empresa tem acesso a todas as interações feitas anteriormente pelo cliente com a sua loja, seja nos canais de compra, atendimento, e-mail marketing etc.

Se, ao estar sendo atendido, esse cliente sair do telefone e migrar para o chat, todas as informações continuam visíveis para o agente e, por conseguinte, para todos os outros departamentos interessados. Da mesma forma, se o cliente entra no e-commerce do varejista e compra um item, pode optar por retirá-lo em uma loja física. Ou seja, todos os canais funcionam de forma fluida, a comunicação pode começar por um e terminar em outro, garantindo que a necessidade do cliente seja respeitada e ele fique satisfeito.

Dentre os tópicos que serão abordados neste material, destaca-se uma lista com os benefícios obtidos ao se utilizar um gerenciamento de negócio omnichannel, como:

1. Comunicação e análise integradas

2. Conhecer os clientes e onde eles estão

3. Monitorar toda a jornada

4. Personalização de ponta a ponta

5. Integração dos departamentos internos da empresa

6. Comunicação por canal

7. Compras focadas na experiência

Todos esses benefícios estão intimamente ligados a melhorias na eficiência do negócio. O desenvolvimento de uma estratégia omnichannel permite que a marca entregue uma experiência consistente ao cliente em todos os canais e plataformas, no entanto, é preciso promover a integração tecnológica de todo o ecossistema da organização.

Algumas empresas, como a Stoom, estão preparadas para sustentar a sua operação omnichannel oferecendo o nível de personalização necessário para satisfazer o seu cliente, desde o momento da descoberta de produtos no e-commerce, passando pelo momento da finalização da compra e também de entrega ou retirada.

Tecnologias como Picking App e Pick-up in Store favorecem a criação de experiências omnichannel no varejo e são fornecidas pela empresa. Com a plataforma de e-commerce da Stoom, você pode criar uma operação estruturada à sua maneira, garantindo ganho de competitividade por meio da verdadeira customização dos processos.

Leia também: Omnichannel: 60% dos consumidores já consomem de forma híbrida.

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