Logo E-Commerce Brasil

Stone lança plataforma gratuita para pequenos e micros empreendedores

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A Stone lançou a plataforma Compre local em parceria com a Collact, programa de fidelidade da fintech. O principal objetivo é fazer com que o consumidor localize facilmente e compre dos pequenos estabelecimentos do seu bairro durante a pandemia do novo coronavírus.

A plataforma é totalmente gratuita e está aberta para qualquer estabelecimento comercial e qualquer consumidor. Segundo a empresa, todos os lojistas que tiverem interesse em vender à distância podem se cadastrar, inclusive aqueles que não possuem CNPJ, ou seja, autônomos que vendem de sua própria casa também podem se inscrever utilizando apenas o seu CPF.

Uma vez cadastrado, os pedidos podem ser realizados através do WhatsApp, de plataformas de delivery ou até mesmo pelo perfil do Instagram do estabelecimento ou autônomo.

“Percebemos que mais de 80% dos comerciantes preferem vender via app de mensagem, já que a maioria dos aplicativos de entrega cobram taxa de serviço e, especialmente neste momento, é um dinheiro que faz muita falta”, comenta o presidente da Stone, Augusto Lins.

Adaptação ao delivery

De acordo com a Stone, a iniciativa permitirá aos lojistas de bairro continuarem funcionando durante a crise. Além disso, ajudará na digitalização das PMEs e estabelecimentos que antes vendiam sem delivery se adaptem ao modelo de venda utilizando ferramentas gratuitas, como o WhatsApp.

“Com o Compre Local as pessoas poderão comprar dos pequenos negócios dos seus bairros através por diversas plataformas. A iniciativa permite que os consumidores se conectem com negócios que, muitas vezes, só conheciam pessoalmente e nem sabiam que poderiam consumir seu bolo predileto, por exemplo, do conforto do lar”, conclui Lins.

Nas primeiras duas semanas de funcionamento, mais de 10 mil negócios já se cadastraram em todo Brasil — sendo 40% do ramo de alimentação. Até o final de maio, o objetivo é ter mais de 20 mil estabelecimentos inscritos na plataforma, afirma a empresa.

O consumidor pode localizar os estabelecimentos no site da iniciativa http://comprelocal.stone.com.br/ ou baixar o aplicativo disponível para Android e iOS em suas respectivas lojas.

Leia também: Grupo Flora lança plataforma de vendas online para ajudar comerciantes