Logo E-Commerce Brasil

Pagamento instantâneo: Stone vai integrar Pix às máquinas de POS

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Os estabelecimentos comerciais que usam a Stone como rede de adquirência poderão receber pagamentos por Pix exibindo na tela da maquininha um QR code dinâmico para o pagamento instantâneo.

A integração do Pix com máquinas de POS vai conferir maior segurança para a transação do lado do lojista, segundo Vinicius Carrasco, economista chefe da Stone, que participou do seminário digital Conexão Pix, organizado pelo Banco Central na quinta-feira (9).

“O grande desafio do Pix é ser seguro. Já temos os navios (bancos), faltam os portos (varejistas). Para atraí-los é preciso garantir a segurança. Essa será a grande peça nesse quebra-cabeça”, comentou Carrasco no painel.

Mais segurança no Pix

O executivo citou o exemplo do débito online em sites de e e-commerce, que nunca decolou por causa da falta de segurança com o risco de fraudes.

“É diferente do débito no balcão, que é bastante seguro: nele o varejista tem certeza que fez a venda. O processo de autenticação (do Pix) precisaria emular aquele do ‘chip and pin’, perpassando um ambiente seguro. É preciso ter formas seguras de visualizar o QR code. E é fundamental que o varejista tenha a garantia de que recebeu”, disse.

Carrasco reforçou que não basta o sistema de pagamento instantâneo ser barato para o lojista se não for seguro. Se houver uma percepção de insegurança, a adoção do pagamento instantâneo não acontecerá na intensidade desejada. Por outro lado, os cuidados com a segurança não podem ser um inibidor de acessos, prejudicando a usabilidade, concluiu.

Leia também: Pix, plataforma de pagamentos instantâneos do BC, deve ajudar a baixar custo operacional do varejo

As informações são do Mobile Time