Logo E-Commerce Brasil

Steve Blank é o convidado especial do VTEX Connect 2021

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

A última edição do VTEX Connect, evento voltado para o futuro do comércio digital, tendências e oportunidades, recebeu como convidado especial Steve Blank. Pai do empreendedorismo moderno, a lenda do Vale do Silício participou da criação de 8 startups. Atualmente, é professor adjunto de empreendedorismo na Universidade de Stanford.

Em conversa informal com o co-fundador e co-CEO da VTEX, Mariano Gomide, Blank comentou sobre inovação nas empresas na atualidade, abordou o novo mercado de trabalho após as mudanças decorrentes da pandemia de Covid-19, além de trazer importantes reflexões sobre retenção de talentos no ramo da tecnologia.

O empreendedor iniciou sua fala no evento afirmando que: “startups não são pequenas versões de grandes empresas e grandes empresas não são grandes versões de startups”. Na sequência, explicou que é exatamente por isso que as startups precisam ter seus próprios parâmetros e metodologias de desenvolvimento e crescimento. “Em startups 100% das pessoas estão inovando. Em grandes empresas 99% das pessoas estão executando”, completa.

Por identificar e reconhecer as diferenças essenciais nesses modelos de negócios, é que Steve Blank se dedicou a criar um método voltado para o crescimento das startups: o Desenvolvimento do Consumidor. O método tem como base sair do escritório, ir a campo, pesquisar e entender quem são seus potenciais clientes, parceiros, fornecedores. Quais são as suas reais necessidades, o que esperam de você e de que forma o seu produto se tornará prioridade para eles. Essa compreensão tem impacto em todo o desenvolvimento do negócio, sobretudo nos processos produtivos.

Em sua palestra no evento, Steve Blank abordou, também, o impacto da pandemia no mundo corporativo e na forma como as empresas encaram a inovação. De acordo com o empreendedor, a pandemia de Covid-19 trouxe mudanças em aspectos táticos e estratégicos da inovação corporativa a nível global. Modificações que vão desde mudanças na comunicação empresarial até a necessidade de multicanalidade sentida por todas as empresas, digitais ou não. “As empresas precisaram ser multicanais ou iriam falir. A necessidade é a mãe da invenção e inovação sempre surge em momentos de crise. O Covid trouxe isso para toda a sociedade, indivíduos e empresas”, finaliza.

O empreendedor comentou, também, o impacto da pandemia na globalização de talentos e a possibilidade que as empresas têm hoje de contratar pessoas que estão em qualquer lugar do mundo. “Sempre tivemos divisões internacionais nas empresas, mas agora, pela primeira vez, essas áreas se conectam com tanta facilidade”.

Nesse aspecto, Steve Blank e Mariano Gomide refletiram sobre os desafios da retenção de talentos no ramo da tecnologia diante deste mercado globalizado e comentaram possibilidades criativas de encontrá-los e formá-los internamente.

Por fim, o empreendedor reforçou que grandes inovações surgem a partir de momentos de crise.

“Agora é o melhor momento na história do mundo para empreender e para criar coisas que nunca existiram antes. Que oportunidade! De qualquer lugar do mundo. Você não precisa voar para Nova York ou São Paulo ou Vale do Silício, mas sentado onde você está agora você tem o mundo todo nas suas mãos, então vá buscá-lo”.

Para assistir o conteúdo completo de mais de 40 minutos da palestra de Steve Blank no VTEX Connect, basta preencher o formulário.