Logo E-Commerce Brasil

Spotify é o primeiro streaming de música a ter presença no Roblox

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

O Spotify anunciou hoje que se tornará a primeira marca de streaming de música a ter uma presença oficial no Roblox, com o lançamento do “ Spotify Island ”, um lugar onde artistas e fãs se reunirão para jogar missões interativas, desbloquear conteúdo exclusivo e comprar mercadorias de artistas.

A nova experiência Spotify Island já está disponível no Roblox em Roblox.com/Spotify. No próprio Spotify, há também uma nova lista de reprodução chamada Spotify Island no Roblox para transmitir.

O novo destino Spotify Island em Roblox consistirá, na verdade, em um continente central cercado por uma coleção de ilhas temáticas, que os jogadores podem explorar e interagir caminhando, correndo e pulando, tocando e pegando vários objetos. Os próprios mundos apresentam uma paleta de cores centrada nos tons de verde do Spotify, com laranjas e roxos misturados.

Há também uma caixa de reprodução musical no canto superior direito do mundo, que contará com uma trilha sonora alimentada pelo Soundtrap , uma das ferramentas de criação de áudio do Spotify. A música aqui pode ser reproduzida ou pausada, ou os jogadores podem pular faixas, diz a empresa.

Enquanto isso, uma loja de mercadorias no jogo apresentará uma variedade de mercadorias exclusivas do Spotify que podem ser levadas para outras partes do Roblox, bem como mercadorias especiais de artistas que servirão como um fluxo de receita adicional para os criadores. O Spotify diz que os artistas poderão manter a parte do Spotify dessas vendas de produtos (menos o corte do Roblox) e o Spotify pode ajudar com o design do produto, se necessário.

Inicialmente, quatro itens gratuitos podem ser desbloqueados completando missões ao redor da Ilha Spotify, fazendo coisas como tocar sons dentro da caverna de cristal do mundo e em um trampolim, ou coletando as notas musicais espalhadas pela ilha.

Há também pequenos corações ao redor da Ilha Spotify que podem ser coletados para desbloquear ovos de páscoa escondidos. Por exemplo, um ovo de páscoa mudará a ilha do modo diurno para o noturno para o jogador individual. Eles podem então pegar os bastões luminosos no chão para deixar rastros de luz atrás deles enquanto correm. Uma tabela de classificação rastreará os corações coletados por vários visitantes da ilha.

A visão do Spotify para a ilha é transformar os jogadores do Roblox em criadores, diz a empresa. No lançamento, ele está fazendo isso fazendo com que os jogadores criem sons em suas estações virtuais de criadores de batidas alimentadas por Soundtrap e movendo-se por uma área de “palco” onde eles podem interagir com itens como um canhão de confete e bolhas, tornando-se efetivamente artistas. Mas com o tempo, a empresa planeja expandir essa experiência, sem entrar em detalhes específicos.

Spotify: estratégia

O Spotify também diz que a ilha continuará a evoluir com novos mundos para explorar focados em música e fandoms. O primeiro deles será o K-Park, uma experiência personalizada projetada como uma homenagem à cultura Kpop. Os dois primeiros artistas a ativar neste espaço são Stray Kids e Sunmi . Este último terá mercadorias do Roblox disponíveis a partir de hoje, enquanto as mercadorias do Stray Kids chegarão nas próximas semanas.

O lançamento do mundo Roblox ocorre em um momento em que a música se tornou uma importante vantagem competitiva para as plataformas de jogos online, pois elas se posicionam como um futuro ponto de entrada para se envolver com o “metaverso”.

O Spotify, que já hospeda mais de 2,2 milhões de playlists relacionadas a jogos, disse que viu o potencial de alcançar uma geração mais jovem de fãs de música com o lançamento de sua experiência de jogo no Roblox. De acordo com uma pesquisa da Deloitte, mais de 80% das pessoas nos EUA jogavam, e os jogadores da Geração Z estavam em média de 11 a 13 horas por semana se envolvendo com seus títulos favoritos.

“Queremos conhecer esta próxima geração de jogadores onde eles estiverem, enquanto abrimos novas oportunidades para fãs e artistas se envolverem no jogo”, disse Alia Calhoun, chefe global de marketing de parceiros, em uma demonstração do mundo Roblox para selecionar a imprensa.

Embora o Spotify Island possa atrair várias bases de fãs que seguem seu artista favorito para o mundo para pegar alguns ganhos do Roblox, a falta de notícias de shows virtuais ao lado do anúncio é um pouco decepcionante. Dito isso, o Spotify parece ter planejado que os shows cheguem em algum momento, já que construiu um palco com uma tela grande atrás dele. Mas quando perguntado diretamente sobre seus planos, a empresa se recusou a compartilhar mais do que isso. Ele apenas disse que os usuários do Roblox deveriam “ficar atentos” para programação especial no futuro.

Leia também: Spotify vai permitir a venda de produtos de artistas no app

Fonte: Tech Crunch