O consumidor do futuro está mudando e discutir como engajar esse público é imprescindível para conseguir atendê-lo. Como não é mais possível dissociar o varejo da tecnologia, assegurar a qualidade das plataformas digitais torna-se imperativo no cenário atual de mercado. Por isso, a Sofist estará presente no Fórum E-Commerce Brasil 2024, levando soluções para que o consumidor do futuro – e do presente – não se frustre na sua jornada digital de compra.
Segundo a McKinsey, em sua pesquisa ConsumerWise, de junho deste ano, o comportamento do consumidor está mudando dos jovens aos aposentados. E como garantir que uma plataforma de e-commerce oferece uma experiência ótima em todas as frentes? De acordo com o estudo, até 2030, 75% dos consumidores nos mercados emergentes terão entre 15 e 34 anos e estarão até três vezes mais otimistas em relação à economia e dispostos a gastar (no Brasil, o otimismo é de 35%). Em média, esses jovens terão até duas vezes mais probabilidades de trocarem de marca.
Já 42% dos consumidores idosos e ricos dos mercados emergentes disseram que esperam gastar mais em entretenimento. A McKinsey entrevistou mais de 15 mil consumidores em 18 mercados que, em conjunto, representam 90% do PIB global. Esse arco geracional demonstra que as empresas precisam estar preparadas para o futuro das mais variadas formas, ou seja, apresentar um experiência moderna e ágil para jovens, mas sem esquecer de atender às demandas mais específicas dos idosos que podem não ter tanta facilidade com o digital.
A Sofist é uma boutique de serviços profissionais em engenharia de qualidade, que por meio de suas soluções ajuda seus clientes a prevenirem e reduzirem problemas em produtos digitais. Indo além dos testes convencionais, a empresa remodela o ciclo de desenvolvimento de software refinando processos e nutrindo uma cultura de qualidade.
No Fórum E-Commerce Brasil 2024, a Sofist irá mostrar, em seu estande, como os varejistas precisam oferecer uma jornada fluida nos sites e aplicativos de suas lojas. A empresa desenvolve projetos com o objetivo de reduzir e prevenir bugs e outros problemas, como carregamento lento, dificuldade na navegação ou complexidade para efetuar o pagamento, entre outros, que impactam a experiência do usuário e geram prejuízos para os e-commerces.
Ano após ano, o varejo digital ainda mostra que pode melhorar
Com o conhecimento adquirido em 15 anos de mercado, a Sofist produz, anualmente, um estudo sobre a Black Friday, maior evento do ano para os varejistas. A empresa realiza uma análise dos principais e-commerces do Brasil para verificar a estabilidade dos sites dessas lojas e, assim, calcular o tamanho do prejuízo gerado por essas falhas. No material do ano passado, por exemplo, a Sofist constatou que os problemas custaram R$ 98,3 milhões aos 104 e-commerces monitorados.
“Mostramos às empresas que a qualidade de software pode impactar positivamente a experiência dos clientes. O comportamento e as expectativas dos consumidores mudam com o tempo, eles estão mais exigentes e você deve entender como adaptar seu e-commerce para continuar oferecendo jornadas de qualidade aos seus usuários”, explica a head de negócios da Sofist, Grace Libânio.
No Fórum E-Commerce Brasil 2024, a Sofist vai mostrar como investir em Cultura de Qualidade e soluções como Testes Humanos, Automação de Testes, Testes de Performance e One Day Testing (método exclusivo de testes exploratórios) pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso de um produto digital. Seja qual for o seu público, passando por um jovem otimista ou um aposentado ativo.